Monitoramento da qualidade da água do rio Formoso na Amazônia - Brasil por meio de análise de componentes principais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0009Palavras-chave:
Contaminação da água, PCA, Indicadores de qualidade da água, Limites agrícolas, Mudanças ambientaisResumo
A expansão da fronteira agrícola representa uma grande ameaça à qualidade dos corpos d'água e à conservação e biodiversidade dos biomas. No Tocantins-Araguaia, a região hidrográfica concentra o maior projeto de arroz irrigado de inundação do mundo e, na entressafra, a área ainda é utilizada para a produção de soja. Considerando a grande importância econômica, ambiental e social da área, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água. Considerando a grande importância econômica, ambiental e social da área, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água de um rio na região amazônica, Brasil, e identificar os locais críticos de poluição na área de influência do projeto agrícola. O monitoramento ocorreu entre abril de 2018 e fevereiro de 2019, durante os períodos de estiagem e estiagem. A qualidade da água foi avaliada com base na determinação de 34 parâmetros físico-químicos e 2 microbiológicos. A comparação dos valores obtidos com os limites permitidos pela legislação para águas classe II apontou amostras com elevados valores de fósforo total, que podem levar a fenômenos de eutrofização, concentrações acima do esperado de metais como Fe, Cu e Mn e amostras com baixo percentual de oxigênio dissolvido. A análise de componentes principais (PCA) apresentou pouca variação ao longo do rio, ou seja, homogeneidade nos diferentes pontos avaliados em uma mesma coleta; no entanto, a comparação entre coletas com diferentes sazonalidades revelou resultados bastante divergentes, reforçando que as variações sazonais podem agravar as mudanças na qualidade da água do rio.
1.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.