Caracterização química e citotoxicidade de extratos de folhas de Virola sebifera do cerrado tocantinense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0012Palavras-chave:
Cerrado, Compostos fenólicos, Mucuíba, ToxicidadeResumo
A Virola sebifera (Aubl.), pertencente à família Myristicaceae, conhecida popularmente como mucuíba, e ucuúba, está entre as várias espécies com uso medicinal encontradas no Cerrado, possui diversos usos etnobotânicos e benefícios medicinais, sendo aplicada na medicina popular para o tratamento de várias doenças. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo investigar a composição química de Virola sebifera por meio de cromatografia líquida de alta eficiência e analisar a atividade citotóxica de seus extratos foliares. Os extratos foliares foram preparados utilizando diferentes metodologias: i) etanol 70% em banho ultrassônico, originando o extrato ultrassônico bruto (CEU); ii) etanol 70%, em aparelho de soxhlet, originando o extrato bruto de soxhlet (CES); e iii) extração sequencial em aparelho soxhlet, iniciando com o solvente hexano, seguido de metanol e etanol 70%, originando, respectivamente, o extrato hexânico (HE), o extrato metanólico (ME) e o extrato etanólico (EE). As análises de HPLC mostraram que os extratos das folhas de V. sebifera possuem uma matriz diversificada de compostos fenólicos, incluindo ácidos fenólicos (ácido siríngico, ácido p-cumárico, ácido rosmarínico e ácido clorogênico) e flavonóides (morina, quercetina, catequina, hesperidina, naringina e rutina). ). As atividades tóxicas in vitro foram analisadas em CEU, CES e EE e observou-se uma grande inibição da cepa Allium, o que sugere uma atividade anticarcinogênica. Os resultados obtidos indicam que V. sebifera possui potencial atividade antioxidante, devido à presença de uma diversidade de compostos fenólicos, evidenciando assim seu potencial medicinal, necessitando de mais estudos com a espécie a fim de confirmar os resultados obtidos e direcionar seu uso seguro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.