Gestão energética com foco na mitigação do dióxido de carbono: uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0005

Palavras-chave:

Mitigação, Conservação de energia, Eficiência energética

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre gestão energética com foco na mitigação do dióxido de carbono, uma análise bibliométrica. A eficiência energética é um tema de grande relevância no debate sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e dos seus benefícios ambientais e económicos. O objetivo deste estudo é apresentar a produção científica sobre eficiência energética associada à redução de GEE no período de 1992 a 2022, bem como mostrar a quantidade de documentos, a parceria entre autores, instituições e países que se destacaram em produção literária sobre o tema. Em seguida, foram demonstrados o número de publicações por ano, citações de documentos, citações em periódicos, coocorrência de palavras-chave, citação de coautoria, coautoria de autores por distribuição geográfica e a rede bibliométrica de organizações. Foram obtidos 260 documentos para a realização da investigação. Os dados indicaram que o número de publicações aumentou nos últimos 10 anos e os documentos mais antigos foram os mais citados. A maioria das publicações veio da China e dos Estados Unidos, e os periódicos de alto fator de impacto foram responsáveis ??por um maior número de publicações. As palavras-chave mais utilizadas nos documentos foram “emissões de CO2”, “mitigação”, “consumo”, “conservação” e “China”. Além disso, os autores mais relevantes são de origem chinesa. Este estudo, portanto, apresenta tendências na produção científica de eficiência energética para mitigação de dióxido de carbono, visando subsidiar futuras pesquisas sobre o tema e auxiliar em futuras tomadas de decisões nesta área de estudo. Para obter essas informações foi utilizado o programa VosViewer, uma ferramenta de software para construção e visualização de redes bibliométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Graduado (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE. Possui graduação em Direito pelo Centro universitário Maurício de Nassau - Recife (2010) e graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Atualmente é técnico judiciário - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, exercendo o cargo em comissão de Assessor Técnico.

Luiz Filipe Alves Cordeiro, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutorado na área de Processamento de Energia do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco(2015), em que parte da tese foi eleita entre as 5 melhores no concurso latino americano de monografias em eficiência energética. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) "Eficiência Energética no controle inteligente de sistemas de bombeamento". Suas áreas de interesse são eficiência energética, conservação de energia, sistemas motrizes industriais, máquinas elétricas, controle de processos industriais, inteligência artificial, redes neurais, automação industrial e Sustentabilidade.

Rafael Rodrigues da Silva, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutorado

 

Liliana Andréa dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Bacharelado em Ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRPE, Doutora em Engenharia Civil-UFPE, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental (Gampe) e Grupo de Resíduos Sólidos (GRS). Atua em biodegradação anaeróbia, biogás, biomassas e resíduos agroindustriais, otimização da produção de biogás, camada oxidativa de aterro sanitário, Gestão Ambiental, compostagem, Bioindicadores da qualidade ambiental e microbiologia agrícola. Organizadora do Prêmio Sustenta Caatinga (2015). Ministrou os cursos de: Montagem de Composteira Caseira (2014), Bioindicadores da Qualidade Ambiental (2014), Workshop Tecnologias Sociais como instrumento da Educação Ambiental e empoderamento Social (2014), 4o Curso de Elaboração de projetos (2015 e 2016) e Estruturação da coleta seletiva e ambientes cooporativos (2015). 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>