Energia nuclear: uma análise bibliométrica dos últimos dez anos (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0016Palavras-chave:
Emissões de CO2, Bibliometria, SustentabilidadeResumo
O presente trabalho apresenta um estudo de análise bibliométrica do uso da energia nuclear e sua importância nos aspectos socioambientais, econômicos e de segurança desta fonte de energia elétrica, visando verificar os impactos de seu uso nas publicações científicas sobre o assunto em o período de 10 anos (2012 - 2022). Assim, este estudo tem como objetivo geral realizar uma análise bibliométrica sobre o uso da energia nuclear e os potenciais benefícios ambientais e econômicos de sua implementação nos últimos 10 anos, especificamente, mensurar os benefícios e malefícios econômicos e ambientais do uso de energia nuclear. energia nuclear; contextualizar historicamente a energia nuclear e sua implementação no Brasil; apresentar a análise bibliométrica dos principais autores que abordaram o tema energia nuclear nos últimos 10 anos, e dos principais países e organizações com publicações científicas. Adotando, como método de pesquisa, uma revisão de literatura de abordagem focal, com leitura de material publicado, livros, artigos e outros, neste sentido, a partir do levantamento e análise de artigos científicos. Como resultado, obteve-se uma tendência de crescimento nos números de artigos publicados, o que revela uma preocupação em aprofundar a reflexão sobre esta temática, especialmente nos anos de 2020 a 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.