Alterações químicas em solo fertirrigado com efluentes de laticínios
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0015Palavras-chave:
Reuso, Alteração no solo, Dispersão de argila, Água residuáriaResumo
A indústria de laticínios representa atividade de grande importância na economia brasileira e mundial, não apenas devido ao volume de oferta e geração de divisas, mas, também, pela composição na dieta alimentar humana. Trata-se de uma atividade que gera elevadas quantidades de efluentes que, se manejado de forma inadequada, pode causar efeitos deletérios às plantas, ao curso de água e ao solo. Nesse sentido, a fertirrigação de culturas tem se tornado uma forma alternativa de tratamento. Assim, com este estudo, objetivou-se determinar as alterações química no solo cultivado com capim Mombaça ao aplicar-se diferentes doses de efluente de laticínios de modo a fornecer teores de sódio iguais a 75, 150, 300 e 600 kg ha-1 ano-1 . De acordo com os resultados, pôde-se concluir que, em relação às condições iniciais, o pH, matéria orgânica e CTC do solo não apresentaram variações significativas. Todavia, houve reduções nas concentrações de fósforo disponível e incrementos na concentração de potássio. Assim, de acordo com as condições experimentais, e visando conservação ambiental, a aplicação de efluente de laticínios fornecendo 600 kg ha-1 ano-1 de sódio em solo cultivado com capim Mombaça pode se tornar uma recomendação técnica para tratamento e reaproveitamento destes efluentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.