Educação ambiental formal no Cerrado de Corrente - Piauí: abordagens possíveis na geografia do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0023Palavras-chave:
Corrente-PI, Morro do Pico, Patrimônio natural, Vale do CorrenteResumo
O mundo tem passado por intensas transformações em sua paisagem, tais como, a criação de novas cidades e abertura de campos agrícolas, devido à expansão do ser humano sobre o planeta Terra. Como consequência do avanço do ser humano sobre o planeta, surgem os problemas ambientais, resultado da exploração desenfreada, desrespeitando a capacidade de resiliência da natureza, assim, os biomas de todo o mundo são atingidos por esse processo de modificação e o Cerrado, segundo maior bioma do planeta, está inserido nesse seguimento. No intuito de mitigar tais problemas, as atividades de Educação Ambiental se tornam essenciais e ela surge como uma ferramenta capaz de transformar a visão que o ser humano tem do meio ambiente. O presente trabalho investiga as potencialidades naturais do município de Corrente-PI na área dos Morros do Pico que estão localizados no Cerrado Piauiense. Como base de análise e como apresentação da metodologia foram gerados mapas através do geoprocessamento, possibilitando a localização dos Morros do Pico no espaço piauiense. O estudo objetiva avaliar a potencialidade didática do Morro do Pico como suporte ao ensino da Educação Ambiental na Geografia no bioma Cerrado, no Ensino Fundamental, para isso produziu-se um portfólio como material didático de apoio a professores no qual o cerrado local é utilizado como contexto para o ensino/aprendizagem de conteúdos de Geografia. O portfólio foi elaborado após consulta a BNCC, para que se identificasse em qual nível de ensino seria trabalhada a temática Cerrado na disciplina de Geografia. Mediante aplicação de uma sequência didática em que o portfólio serviu de fio condutor, os partícipes, estudantes do ensino fundamental, responderam um questionário no sentido de aferir a eficácia da ferramenta. O resultado desses questionários foi submetido a estatística. Uma análise de deviance foi feita para avaliar diferenças entre os grupos pela estatística qui-quadrado a 5% de significância. Foi também calculada e testada a razão de chances (odds ratio) sendo assim, possível verificar que os estudantes que participaram da atividade com portfólio possuem 2,64 mais chances de obter resposta correta ao se comparar com um grupo que não teve a mesma experiência. As atividades de Educação Ambiental através do patrimônio natural local são essenciais para que a população desenvolva um sentimento de pertencimento ambiental.
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