Educação ambiental formal no Cerrado de Corrente - Piauí: abordagens possíveis na geografia do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0023

Palavras-chave:

Corrente-PI, Morro do Pico, Patrimônio natural, Vale do Corrente

Resumo

O mundo tem passado por intensas transformações em sua paisagem, tais como, a criação de novas cidades e abertura de campos agrícolas, devido à expansão do ser humano sobre o planeta Terra. Como consequência do avanço do ser humano sobre o planeta, surgem os problemas ambientais, resultado da exploração desenfreada, desrespeitando a capacidade de resiliência da natureza, assim, os biomas de todo o mundo são atingidos por esse processo de modificação e o Cerrado, segundo maior bioma do planeta, está inserido nesse seguimento. No intuito de mitigar tais problemas, as atividades de Educação Ambiental se tornam essenciais e ela surge como uma ferramenta capaz de transformar a visão que o ser humano tem do meio ambiente. O presente trabalho investiga as potencialidades naturais do município de Corrente-PI na área dos Morros do Pico que estão localizados no Cerrado Piauiense. Como base de análise e como apresentação da metodologia foram gerados mapas através do geoprocessamento, possibilitando a localização dos Morros do Pico no espaço piauiense. O estudo objetiva avaliar a potencialidade didática do Morro do Pico como suporte ao ensino da Educação Ambiental na Geografia no bioma Cerrado, no Ensino Fundamental, para isso produziu-se um portfólio como material didático de apoio a professores no qual o cerrado local é utilizado como contexto para o ensino/aprendizagem de conteúdos de Geografia. O portfólio foi elaborado após consulta a BNCC, para que se identificasse em qual nível de ensino seria trabalhada a temática Cerrado na disciplina de Geografia. Mediante aplicação de uma sequência didática em que o portfólio serviu de fio condutor, os partícipes, estudantes do ensino fundamental, responderam um questionário no sentido de aferir a eficácia da ferramenta. O resultado desses questionários foi submetido a estatística. Uma análise de deviance foi feita para avaliar diferenças entre os grupos pela estatística qui-quadrado a 5% de significância. Foi também calculada e testada a razão de chances (odds ratio) sendo assim, possível verificar que os estudantes que participaram da atividade com portfólio possuem 2,64 mais chances de obter resposta correta ao se comparar com um grupo que não teve a mesma experiência. As atividades de Educação Ambiental através do patrimônio natural local são essenciais para que a população desenvolva um sentimento de pertencimento ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruamma Lobato Nogueira Brito, Instituto Federal Goiano

Licenciada em Geografia e Pedagogia, e Bacharela em Administração Pública (EAD) pela Universidade Estadual do Piauí, campus de Corrente. Especialista em Meio Ambiente pela FAETE e pós-graduada em Gestão Escolar e Supervisão pela Faculdade Montenegro. Mestranda em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano (IFGO) campus Urutaí. Professora efetiva da Rede Estadual de ensino desde 2008 e da Rede Particular de Ensino desde 2003. Tutora da turma de Licenciatura em Geografia UFPI/UAB.

Leandro Caixeta Salomão, Instituto Federal Goiano

Possui Doutorado e Mestrado em Agronomia/Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Ciências Agronômicas/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCA - UNESP - Campus de Botucatu - SP e Graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí. É Especialista em Docência Superior pela Faculdade Lions de Goiânia-GO. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado, PPG-IC, junto ao IF Goiano Campus Ceres e do Programa de Pós Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado, PPG-CRENAC, junto ao IF Goiano Campus Urutaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atuando principalmente na agricultura de cerrado nos seguintes temas: Irrigação Localizada e Aspersão, Manejo de Irrigação, Manejo de Água e Solo, Quimigação e Hidráulica Agrícola. 

Karine dos Santos, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPI.

Ana Paula Silva Siqueira, Instituto Federal Goiano

Atualmente, docente efetiva com dedicação exclusiva do departamento de Ciência e Tecnologia em Alimentos e Nutrição do IFGoiano campus Urutaí. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação strictu sensu em nível de mestrado do tipo profissional em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado. Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2017). Doutoranda em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2022). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2013). Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal Goiano (2010) e Graduada em Nutrição (2022).

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)