Moscas varejeiras (Diptera: calliphoridae) como bioindicadores e acumuladores de metais potencialmente tóxicos em áreas antropizadas na região Oeste do Maranhão, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0037Palavras-chave:
Ambiente, Insetos, Solos ContaminadosResumo
O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a potencialidade de moscas como bioindicadores de metais potencialmente tóxicos - MPT em ambientes antropizados (destinados como lixões) nos municípios de Imperatriz-MA e Senador La Rocque-MA ambos localizados no Oeste do Maranhão. Os solos da área investigada também foram avaliados para assim fazer uma correlação entre os teores de metais potencialmente tóxicos nos solos e nas moscas uma vez que, as moscas têm seu estágio larval no solo. As identificações das moscas, extrações e análises dos solos foram feitas em laboratório para posterior determinação dos metais estudados por espectrometria de absorção atômica com chama FAAS. A partir dos resultados observou-se que as concentrações dos metais potencialmente tóxicos nos solos foram maiores no município de Imperatriz. A variação das concentrações de metais potencialmente tóxicos entre as espécies de moscas indica que família Calliphoridae absorve do solo os metais potencialmente tóxicos estudados que se acumulam na superfície do solo. Além disso algumas espécies se mostraram melhores indicadoras de MTP do que outras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.