Adsorção simultânea e competitividade de cádmio e cobre em solos naturais e antropizados da cidade de Cajapió, Baixada Maranhense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0046Palavras-chave:
Metais potencialmente tóxicos, Isotermas, AdsorçãoResumo
A contaminação de solos por metais potencialmente tóxicos tem provocado danos ao meio ambiente e à saúde humana nas últimas décadas. O acúmulo desses elementos tóxicos nos solos decorre da deposição inadequada de efluentes domésticos, resíduos sólidos e/ou uso de agrotóxicos inapropriados para o manejo na agricultura. Uma alternativa para redução desses efeitos e melhor compreensão do comportamento desses metais no solo é o estudo de adsorção. Este trabalho objetivou investigar a capacidade de adsorção simultânea de Cu2+ e Cd2+ em ambientes naturais e antropizados localizados na Baixada Maranhense e verificar qual isoterma de adsorção foi mais adequada para esse estudo. Foram determinadas as características físico-químicas e as concentrações dos metais potencialmente tóxicos por espectrometria de absorção atômica por chama (FAAS), além disso, todos os dados foram plotados para os modelos de Langmuir e Freundlich. Os resultados indicaram que a capacidade máxima de adsorção foi favorável ao Cu2+ e ambas as isotermas se adequaram ao estudo de adsorção, contudo, constatou-se que o modelo de Langmuir obteve melhor proximidade com os dados experimentais. Os parâmetros de Csm e b apresentaram que em ambiente natural, o metal Cu2+ foi retido nos solos em medidas com diferentes valores de energias de ligação, explicadas pela afinidade da superfície do adsorvente com o adsorvato.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.