Anatomia e histoquímica de Crotalaria retusa L. (Leguminosa-Papilinoideae)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0011Palavras-chave:
Morfoanatomia, Tricomas, Xique-xiqueResumo
O gênero Crotalaria é um dos maiores da família Leguminosae, com grandes semelhanças morfológicas dentre algumas espécies, como C. retusa e C. espectabilis, e informações insuficientes quanto à morfoanatomia das mesmas, o que poderia facilitar a identificação. Diante o exposto, o presente artigo objetivou analisar as características anatômicas e histoquímicas de folhas, caules e raízes de Crotalaria retusa L., e utilizar tais características como ferramenta de auxílio na identificação da espécie. As amostras de C. retusa foram coletadas no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Estruturas vegetativas foram avaliadas sob microscopia óptica, para análise anatômica e histoquímica, e eletrônica de varredura. C. retusa apresentou tricomas unicelulares no caule e nas folhas em ambas as faces, diferindo do observado para a C. spectabilis e outras espécies do gênero, apresentou ainda idioblastos apenas na região do parênquima paliçádico, estrutura pouco comum entre o gênero. A análise histoquímica evidenciou a presença de amido nos tecidos do parênquima nos diferentes órgãos e ausência de compostos lipídicos e fenólicos. Esses resultados evidenciam que a anatomia pode ser utilizada em conjunto com a descrição morfológica da espécie para resolução de conflitos na identificação em casos de maior similaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.