Cultivo consorciado de Carthamus tinctorius L. (asteraceae) e Vigna unguiculata (L.) Walp. (leguminosae): efeitos na germinação, crescimento e anatomia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0032Palavras-chave:
Cártamo, Consórcio, Crescimento vegetativo, Feijão caupiResumo
O cultivo consorciado de plantas oferece benefícios ambientais e sociais, porém os mecanismos morfoanatômicos e fisiológicos das plantas em consórcio têm sido pouco investigados e podem sofrer alteração por efeitos alelopáticos. O trabalho teve por objetivo analisar a germinação e crescimento de Carthamus tinctorius (cártamo) consorciado com Vigna unguiculata (feijão caupi) e caracterizar anatômica e histoquimicamente caules e folhas de C. tinctorius. O experimento foi conduzido em campo, com uso de três tratamentos e três repetições. Os tratamentos consistiram em sistema de cultivo consorciado de cártamo e feijão caupi, e cultivos isolados de ambas as espécies. Foram analisadas a taxa de emergência e medições do corpo das plantas. As amostras vegetais foram coletadas aos 30, 45, 60 e 75 dias após a emergência para realização das análises de anatomia e históquímica. O sistema de cultivo não teve influência sobre a emergência e o crescimento das plantas, nem modificações anatômicas e histoquímicas nos espécimes de cártamo. Isto indica que a interação entre as espécies é neutra, possibilitando o cultivo do Cártamo, cultura oleaginosa, em sistema de consórcio com uma cultura de subsistência como o feijão (leguminosa). Culturas com importante valor agregado tanto para a indústria, quanto para as atividades de subsistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.