Avaliação da qualidade do ar a partir de emissões atmosféricas na área urbana do município de Lages/SC
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0044Palavras-chave:
Qualidade do ar, Poluição atmosférica, Área urbana, Poluente gasosoResumo
Os efeitos provenientes da poluição atmosférica passaram a ser considerados uma questão de saúde pública a partir da Revolução Industrial, quando o sistema de urbanização atual teve origem. As substâncias emitidas pelas atividades antrópicas são capazes de atuar sobre o homem, os animais e as plantas, tornando a poluição atmosférica um dos mais graves problemas das áreas urbanas na atualidade. Nesse sentido, objetivou-se com o presente estudo quantificar as emissões de CO, CH4, NO, NO2 e SO2, na área urbana do município de Lages-SC, comparando-as com concentrações obtidas em pontos de controle, localizados em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral em Lages. Por fim, verificar se os níveis de CO, NO2 e SO2 estão de acordo com os padrões finais de qualidade do ar, e determinar nível de atenção alerta ou emergência, conforme disposto pela Resolução CONAMA nº 491/18, e ainda classificar a qualidade do ar de acordo com o Índice de Qualidade do Ar da CETESB. A amostragem foi realizada com equipamentos de medição portáteis e de resultados instantâneos, em quatro repetições, das 08:00 e 19:00h entre os meses de fevereiro de março de 2020. Constatou-se a influência de elementos meteorológicos sobre o comportamento dos poluentes, tanto na área controle como na área urbana, e que os níveis de NO2 presentes na atmosfera excederam o Padrão Final de qualidade do ar, classificando-o como muito ruim, e estabelecendo nível de atenção para os danos à saúde da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.