Sustentabilidade urbana: uma proposta metodológica para análise e classificação de cidades

Autores

Palavras-chave:

Expansão urbana, Sustentabilidade urbana, Indicadores, Cidades

Resumo

A expansão urbana se manifesta de forma desequilibrada e espraiada, com efeitos e processos que podem ser nocivos e com danos e desvalorização ao meio ambiente. A sustentabilidade urbana emerge como uma necessidade de reduzir as problemáticas e os impactos socioeconômicos e ambientais no meio urbano e, consequentemente, estabelecer uma relação harmoniosa entre o natural e o urbano, buscando compartilhar as ações humanas e a conservação dos recursos naturais. O presente artigo é um recorte de uma tese de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG, e tem como objetivo propor um modelo para avaliar a sustentabilidade das cidades, tomando como base as tipologias das cidades proposta por Rydin (2007) a partir de uma avaliação sistêmica que contempla os condicionantes do processo de expansão urbana do espaço geográfico, no contexto das cidades paraibanas. Para a construção do modelo, foi realizada uma revisão de literatura e o levantamento de indicadores urbanos consolidados. O modelo propõe analisar a sustentabilidade de cidades, a partir de um conjunto de indicadores sociais, ambientais e econômicos, orientados por parâmetros e critérios de análise que permitem enquadrar cidades nas tipologias: Cidade Verde, Cidade Limitada, Cidade Justa, Cidade Ecologicamente Moderna, Cidade com Responsabilidade Social local e Desenvolvimento Econômico, Cidade Ecologicamente Justa, Cidade Sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Torquato Salles, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2015). Mestre em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2011 - 2013). Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2010 - 2011). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006 - 2010). Técnica em Petróleo e Gás pelo Centro Técnico de Educação a Distância - CTEAD (2009 - 2010). Atua na área de ensino (técnico e superior), pesquisa e extensão. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Gestão ambiental; Gestão urbana; Planejamento urbano e territorial; Vulnerabilidade; Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de recursos naturais. 

Maria de Fátima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PPGRN/UFCG). Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Indicadores de Sustentabilidade (GEPIS) certificado pelo CNPq e Assessora técnica do Centro de Desenvolvimento Regional ? CDR Paraíba. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas na área de sustentabilidade, cidades sustentáveis, políticas públicas, gestão pública e indicadores de sustentabilidade em espaços geográficos municipais urbanos e rurais, setores produtivos e empresas, entre outras.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)