Recursos hídricos em Campina Grande (PB): uma análise a partir do ODS 6
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0021Palavras-chave:
Recursos hídricos, ODS 6, Gestão, Campina Grande, Políticas públicasResumo
O atual estudo objetiva analisar os recursos hídricos da cidade de Campina Grande - PB, utilizando como ferramenta de análise os indicadores do ODS 6. Para a materialização desse trabalho, as metas e seus respectivos indicadores estão adaptados a nível municipal e foram baseados nas informações prestadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) através do documento “Guia para Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios Brasileiros”. Os 9 (nove) indicadores selecionados para análise dos recursos hídricos de Campina Grande - PB, a partir do ODS 6, foram subdivididos em três grupos: abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão dos recursos hídricos. Os recursos hídricos urbanos do município de Campina Grande-PB apresentaram preocupações, principalmente considerando eventos extremos recorrentes como a seca, ou isolados como a pandemia do novo corona vírus. No que se refere ao abastecimento de água, os dados demonstraram boa situação, haja vista a totalidade de atendimento na zona urbana e rural e o volume per capita. O esgotamento sanitário apresentou certas deficiências que indicam desvio de parte do esgoto coletado para corpos aquáticos sem tratamento ou até mesmo furto para irrigação em fazendas. O município está posicionado frente ao desafio da Agenda 2030 com demandas em todos os pontos analisados, mas que podem ser sanados por meio de diagnóstico, monitoramento e efetiva ação do poder público, sociedade civil e demais usuários dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.