Análise de correlação entre as regiões administrativas de Natal (RN) baseada em indicadores de vulnerabilidade socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0040

Palavras-chave:

Vulnerabilidade Socioambiental, Indicadores, Correlação Linear

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as correlações lineares existentes entre as regiões administrativas de Natal (RN) com base nos índices de vulnerabilidade socioambiental de seus bairros. O alcance do objetivo permitirá identificar quais regiões administrativas são mais vulneráveis sob a perspectiva do conjunto de indicadores, além de identificar as similaridades e diferenças existentes entre elas. Em termos metodológicos este artigo se caracteriza como exploratório e descritivo, realizado por meio das técnicas de pesquisa documental para levantar dados e informações necessárias da cidade, bem como os dados referentes aos indicadores de vulnerabilidade socioambiental escolhidos para a análise dos bairros e regiões de Natal. Os resultados apontam que a região Norte foi a região que apresentou um nível de vulnerabilidade classificado como ‘Alto’. Essa também é a região mais pobre de Natal e, por conseguinte, a que apresenta os problemas mais latentes nas questões referentes aos temas analisados, sobretudo, Saúde, Trabalho e renda, Infraestrutura Urbana, Educação e cultura. Tal fato o coloca em um nível de correlação linear fraca e de disparidade frente as regiões mais abastadas da cidade: região Leste e região Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Feitosa Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN).Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como coordenadora de linha de pesquisa no Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT) em temáticas relacionadas com Gestão Urbana e Sustentabilidade.

Paulo Ribeiro Lins Junior, Instituto Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Elétrica com habilitação em Telecomunicações pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela mesma universidade (2013). Atualmente, trabalha como professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus Campina Grande, lotado na área de Informática, lecionando disciplinas nos cursos superiores de Tecnologia em Telemática e de Engenharia de Computação e atuando como líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicações e Processamento de Informações - GComPI, com interesse em trabalhos que envolvam modelagem e análise de desempenho de redes de comunicação, rádio definido por software, processamento de informação e técnicas de análise, mineração e modelagem de dados.

Eliza Maria Xavier Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutora em Ciências Biológicas/Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional; Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bióloga pela UFRN. Exerce atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação e na Pós-graduaçãda da UFRN, como Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (Conceito CAPES 5) e Sistemática e Evolução (Conceito CAPES 4). Atuação com larga experiência em pesquisas sobre Herpetofauna do Semiárido e Mata Atlântica brasileiros, abordando os seguintes Temas: Sistemática, Taxonomia, Ecologia Comportamental, Conservação/Etnoconservação; também em pesquisas multidisciplinares em Ciências Ambientais. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq - Sistemática, Ecologia e Conservação da Biodiversidade de Ecossistemas nordestinos. Coordena Projetos Institucionais de Pesquisa/Desenvolvimento:Universal: MCTIC/CNPq n.º 28/2018, e CT-Infra-PROINFRA-01/2008 (Subprojeto BIOCENTRO); Coordenou os subprojetos Répteis no PELD/Caatinga (2002-2011) e em duas edições da Rede PPBio Semiárido, 2009-2012 e 2012-2016 (MCT/CNPq Proc.Nºs 558317/2009-0 e 457463/2012-0); integrou o INNOVATE Project, Projeto em Rede binacional Brasil-Alemanha, 2012-2016 (BBF- Alemanha e MCT-Brasil). Preside o Conselho de Curadores das Coleções Biológicas Científicas e é Curadora da Coleção Herpetológica da UFRN. Membro do Conselho Gestor da Política Ambiental da UFRN. Foi Coordenadora Executiva do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Herpetofauna ameaçada da Mata Atlântica nordestina (Portaria Nº 272/2013 MMA/ICMBio), 2013-2018. Liderou o grupo de docentes que promoveu a inserção da UFRN na Rede PRODEMA (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, composto por 7 IES públicas nordestinas) e foi a primeira Coordenadora do PRODEMA/UFRN, 2004-2008; coordenou este Curso e o Doutorado no período 2010-2014. Foi Coordenadora geral do Curso de Doutorado em Rede PRODEMA no quadriênio 2014-2017; Coordenou o Doutorado local (UFRN) da Rede PRODEMA de 2014 a 2018. Foi Membro titular do Conselho Superior Universitário (CONSUNI), 2005-2009 e 2014-2018. 

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)