Indicadores ambientais aplicados à gestão municipal: uma aplicação do modelo Geo cidades em Sumé/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0017

Palavras-chave:

Indicadores de Sustentabilidade, Indicadores Ambientais, Urbanização

Resumo

Considerando que os indicadores de sustentabilidade são ferramentas eficientes na tomada de decisões e que os problemas decorrentes do processo de urbanização, bem como os problemas ambientais podem gerar sérios danos sociais e econômicos a uma sociedade, este estudo teve como objetivo geral analisar formas de contribuição para melhorias na gestão do município de Sumé-PB a partir da utilização de indicadores ambientais. A fim de alcançar aos objetivos propostos, o estudo realizou a aplicação do modelo Força Motriz – Pressão – Estado – Impacto – Resposta (FPEIR) ao município em análise, a partir da metodologia Geo Cidades. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, adotando-se uma abordagem qualitativa, foram identificados os problemas ambientais do município e posteriormente a seleção de vinte e dois indicadores ambientais, permitindo a produção do modelo FPEIR que demonstrou as relações de causa e efeito entre os indicadores de cada dimensão. Os resultados encontrados mostram a necessidade da elaboração e/ou reformulação de políticas públicas voltadas para gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos e política urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Campos de Macêdo de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Pós Graduação em AUDITORIA FISCAL E CONTÁBIL pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. 

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Ph.D em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (Agosto/2013). Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Bacharel em Turismo pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba, João Pessoa (2002). Pós-Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (2021-2022). Professora Efetiva do quadro docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, no curso de Turismo. Pesquisadora e Professora em lotação provisória na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil - Atuando na linha de pesquisa sobre Educação, Cidadania e Políticas de Gestão Social e Ambiental. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGA), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN), UFCG. Membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR). Líder do Grupo de pesquisa sobre Ambiente, Turismo e Sustentabilidade. Editora das revistas científicas Cenário, Cultur e Editora Ad hoc da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Federal de Campina Grande. Participa das linhas de investigação na área de Gestão do Turismo, Administração Geral, Enoturismo, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Pegada Hídrica. 

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e UFCG e do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão Urbana e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)