Análise da gestão de capital de giro nas empresas das empresas varejistas brasileiras listadas na B3 utilizando o Modelo Fleuriet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.002.0002

Palavras-chave:

Sustentabilidade financeira, Nível de Risco Financeiro

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a gestão de capital de giro das empresas varejistas brasileiras listadas na B3. utilizando o Modelo Fleuriet. A gestão eficiente do capital de giro é crucial para a sustentabilidade financeira das empresas, especialmente no setor de varejo, onde a necessidade de recursos para financiar operações diárias é constante. O modelo Fleuriet reclassifica os componentes do balanço patrimonial, proporcionando uma visão clara das necessidades de financiamento e liquidez. O objetivo geral deste estudo foi analisar o desempenho financeiro dessas três empresas através da análise tradicional dos índices financeiros e do Modelo Fleuriet. A metodologia utilizada é qualitativa e descritiva, combinando pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise documental. Os dados foram coletados nos relatórios contábeis dos anos de 2020, 2021 e 2022 e reclassificados conforme o modelo proposto por Fleuriet. Os resultados indicaram que a Magazine Luiza apresentou uma recuperação significativa no gerenciamento do capital de giro, apesar de uma NCG negativa. O Atacadão demonstrou eficiência operacional, mas uma queda preocupante no CDG e no saldo de tesouraria geral em 2022. As Lojas Quero Quero mostraram uma melhoria contínua no CDG e no saldo de tesouraria geral, embora com uma NCG negativa. Concluiu-se, que a gestão eficiente do capital de giro, está respaldada pelo Modelo Fleuriet, revelando-se fundamental para a saúde financeira e sustentabilidade das empresas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Barbara Mont'Serrat de Oliveira Hilgert, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO(2018). 

Nalva da Silva Santos, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual santo Antônio de Pádua(2016). 

João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Universidade Federal de Rondonópolis

Pós-Doutorado em Contabilidade e Finanças pela PUC-SP, Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP/MS, Mestrado em Ciências Contábeis pela UFRJ, Especialista em Administração Financeira pela UFMT, Graduado em Ciências Contábeis pela UFMT. É Professor Associado da Universidade Federal de Rondonópolis, atuando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA/UFR), na Graduação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas e Coordenando o MBA em Finanças e Controladoria. Foi Coordenador e Chefe de Departamento de Ciências Contábeis e foi Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP/UFR). Realiza pesquisas sobre Análise Financeira das Empresas e Redes Neurais Artificiais. É autor de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. 

Downloads

Publicado

2025-03-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>