Análise da gestão de capital de giro nas empresas das empresas varejistas brasileiras listadas na B3 utilizando o Modelo Fleuriet
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.002.0002Palavras-chave:
Sustentabilidade financeira, Nível de Risco FinanceiroResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a gestão de capital de giro das empresas varejistas brasileiras listadas na B3. utilizando o Modelo Fleuriet. A gestão eficiente do capital de giro é crucial para a sustentabilidade financeira das empresas, especialmente no setor de varejo, onde a necessidade de recursos para financiar operações diárias é constante. O modelo Fleuriet reclassifica os componentes do balanço patrimonial, proporcionando uma visão clara das necessidades de financiamento e liquidez. O objetivo geral deste estudo foi analisar o desempenho financeiro dessas três empresas através da análise tradicional dos índices financeiros e do Modelo Fleuriet. A metodologia utilizada é qualitativa e descritiva, combinando pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise documental. Os dados foram coletados nos relatórios contábeis dos anos de 2020, 2021 e 2022 e reclassificados conforme o modelo proposto por Fleuriet. Os resultados indicaram que a Magazine Luiza apresentou uma recuperação significativa no gerenciamento do capital de giro, apesar de uma NCG negativa. O Atacadão demonstrou eficiência operacional, mas uma queda preocupante no CDG e no saldo de tesouraria geral em 2022. As Lojas Quero Quero mostraram uma melhoria contínua no CDG e no saldo de tesouraria geral, embora com uma NCG negativa. Concluiu-se, que a gestão eficiente do capital de giro, está respaldada pelo Modelo Fleuriet, revelando-se fundamental para a saúde financeira e sustentabilidade das empresas analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.