Estimativa de perda de solos por erosão laminar em duas bacias hidrográficas do Oeste Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0012Palavras-chave:
Erosão dos solos, Bacias hidrográficas, Sensoriamento remoto, Sistema de informações geográficas (SIG)Resumo
Na temática da gestão ambiental, a erosão dos solos é um dos problemas recorrentes, que pressupõe planejar o uso do solo de acordo com as suas potencialidades e limitações. O presente estudo teve como objetivo determinar o potencial de erosão laminar (estimativa de perda anual de solo) para a Bacia do Rio São Francisco Falso (BSFF) e Bacia do Rio São Francisco Verdadeiro (BSFV), localizadas na região oeste do Estado do Paraná (Brasil), por meio da espacialização da Equação Universal de Perda de Solos (EUPS), utilizando-se o software QGis, a partir de álgebra de mapas. Também foi elaborada a carta de Tolerância de Perda de Solos (T). A partir da espacialização da EUPS verificou-se que a maior parte da área em estudo (56,58%) concentrou-se em uma faixa de baixa estimativa de perda anual de solo (0 a 2,5 t ha-1 ano-1). Regiões de alta vertente, onde o relevo é menos dissecado e predominam os Latossolos, apresentaram valores menores para estimativa de perda anual de solo (0 a 10,00 t ha-1 ano-1), enquanto que nas regiões de média e baixa vertente, onde há a predominância de solos do tipo Nitossolo e maior dissecação do relevo, verificou-se valores mais elevados (10,00 a 50,00 t ha-1 ano-1 ou > 50,00 t ha-1 ano-1). Frações de 15,68% e 18,27% das áreas das BSFV e BSFF, respectivamente, apresentaram valores de estimativa de perda anual maiores que sua respectiva tolerância de perda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.