Estimativa de perda de solos por erosão laminar em duas bacias hidrográficas do Oeste Paranaense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0012

Palabras clave:

Erosão dos solos, Bacias hidrográficas, Sensoriamento remoto, Sistema de informações geográficas (SIG)

Resumen

Na temática da gestão ambiental, a erosão dos solos é um dos problemas recorrentes, que pressupõe planejar o uso do solo de acordo com as suas potencialidades e limitações. O presente estudo teve como objetivo determinar o potencial de erosão laminar (estimativa de perda anual de solo) para a Bacia do Rio São Francisco Falso (BSFF) e Bacia do Rio São Francisco Verdadeiro (BSFV), localizadas na região oeste do Estado do Paraná (Brasil), por meio da espacialização da Equação Universal de Perda de Solos (EUPS), utilizando-se o software QGis, a partir de álgebra de mapas. Também foi elaborada a carta de Tolerância de Perda de Solos (T). A partir da espacialização da EUPS verificou-se que a maior parte da área em estudo (56,58%) concentrou-se em uma faixa de baixa estimativa de perda anual de solo (0 a 2,5 t ha-1 ano-1). Regiões de alta vertente, onde o relevo é menos dissecado e predominam os Latossolos, apresentaram valores menores para estimativa de perda anual de solo (0 a 10,00 t ha-1 ano-1), enquanto que nas regiões de média e baixa vertente, onde há a predominância de solos do tipo Nitossolo e maior dissecação do relevo, verificou-se valores mais elevados (10,00 a 50,00 t ha-1 ano-1 ou > 50,00 t ha-1 ano-1). Frações de 15,68% e 18,27% das áreas das BSFV e BSFF, respectivamente, apresentaram valores de estimativa de perda anual maiores que sua respectiva tolerância de perda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Luiz Fronza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2016) e mestrado em Tecnologias Ambientais (2019), ambos pela pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2020) e Perícia e Auditoria Ambiental (2021). Atualmente atua como engenheiro ambiental no Frigorífico Astra do Paraná. Atuou como coordenador de processos na Levo Alimentos, desenhista técnico na empresa GeoPRO Topografia, e professor na Faculdade Educacional de Medianeira (UDC Medianeira). Tem experiência e atua nas áreas de Geoprocessamento, Topografia, Sensoriamento Remoto, Aerofotogrametria, Saneamento Ambiental, Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos, Manejo de Solos e Água, Gestão Ambiental. Na indústria, possui experiência nas áreas de Gestão Ambiental Integrada (tratamento de água e efluentes e respectivos monitoramentos, gestão de resíduos sólidos e gestão e monitoramento de emissões atmosféricas), elaboração de projetos técnicos ambientais e execução de obras ambientais. 

Anderson Sandro da Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Geografia (Análise Ambiental) pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Geografia pela UNIOESTE. Graduado em Gestão Pública pela FATEC - Faculdade de Tecnologia Internacional. É membro e pesquisador dos grupos GIMAB (Grupo Integrado de Monitoramento e Análise de Bacias Hidrográficas), GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais) e do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Santa Helena, ministrando disciplinas na área de Pedologia e Gestão e Manejo de Recursos Naturais. Tem experiência em Geociências com ênfase na relação solo-paisagem. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento de solos, gestão de bacias hidrográficas e fragilidade ambiental.

Adelmo Lowe Pletsch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Associado a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Atua na Graduação e Permanente dos Programas Pós-graduação em Tecnologias Ambientais e Recursos Naturais e Sustentabilidade. Possui Licenciatura Plena em Química; Especialização em Ensino de Ciências - Química; Mestrado em Química dos Recursos Naturais, pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, (2002); Doutorado em Química Analítica, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, (2006). Tem experiência na área de Química Geral e Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias analíticas, gestão de laboratório, tratamento de água, caracterização e monitoramento ambiental, carbono orgânico, disruptores endócrinos, sedimento, solo, metais, organoestânicos, antibióticos e antidepressivos. 

Publicado

2023-01-09