Determinação de teores de metais em diferentes tipos de água de coco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.003.0001

Palavras-chave:

Água de Coco, Minerais, Metais

Resumo

A água de coco é uma bebida considerada isotônica natural, possui propriedades nutricionais, energéticas e terapêuticas, devido a presença de elementos minerais em sua composição química. Tradicionalmente, nas regiões litorâneas a bebida é consumida diretamente no fruto. Porém fatores como; expansão do mercado; transporte; armazenamento e prazo de validade, a água de coco passou a ser submetida a processos adequados de conservação. Tais procedimentos, visam o aumento do tempo de prateleira e a manutenção das características sensoriais originais, assim como a composição química do produto natural. No Brasil, as águas de coco industrializadas são classificadas em: integral; padronizada; reconstituída; desidratada e concentrada. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar os teores dos elementos minerais, cálcio (Ca); sódio (Na); magnésio (Mg); manganês (Mn); ferro (Fe) e potássio (K), em cinco amostras de água de coco; uma in natura e quatro processadas (duas integrais e duas reconstituídas), por espectrometria de absorção atômica com chama (EAA). Os teores encontrados foram analisados de acordo com dados da literatura, normas e decretos. Em todas as amostras foram detectados os metais de interesse. Os resultados mostraram que amostra C do tipo integral foi a que apresentou maior conformidade com os valores encontrados na literatura para água de coco in natura. Em três amostras foram detectados níveis superiores de Na e K, possivelmente provenientes de aditivos. Ca e Mg variaram dentro da faixa, enquanto F e Mn em baixa concentração. Somente uma amostra apresentou concentração de K acima do limite permitido pela legislação. Todas as amostras processadas apresentaram teores de Na e K divergentes do declarado no rótulo nutricional, tendo possível consequência a dificuldade do controle nutricional e impactos na saúde do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diran Henrique Sales, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento de Química, coleta e análises laboratoriais das amostras.

Estela dos Reis Crespan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química Industrial (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Química também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente atua como docente no curso de Licenciatura em Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão, e como pesquisadora na área de Química, com ênfase em em Química Inorgânica e também em Ensino de Química, atuando principalmente: a)Química supramolecular, cristalografia, síntese e caracterização estrutural de complexos metálicos, assim como a avaliação da atividade biológica destes compostos. b) Síntese, caracterização, estudos fotofísicos e eletroquímicos de novos corantes sensibilizadores de células solares. c) Experimentação no Ensino de Química e Desenvolvimento e aplicação de Jogos Didáticos.

Paula Cavalcante Monteiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Campus Campo Mourão. Ministra as disciplinas de Ensino de Química e Sociedade, Estágio Supervisionado I e II e Instrumentação para o Ensino de Química I e II. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio supervisionado, ensino por investigação, ensino de química, experimentação e experimentação investigativa. 

Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, contaminantes em solos e águas. 

Nelson Consolin Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1997 - Bolsista CAPES) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2003 - Bolsista FAPESP). Realizou 3 Pós-doutorados (pesticidas/2006, biorreator/2007 e cianobactérias/2008) financiados pela FAPESP. Possui mais de sete dezenas de artigos em revistas internacionais com alto fator de impacto, além de vários trabalhos em congressos e patente registrada no INPI. Orientou e orienta alunos de conclusão de curso (TCC), Iniciação Científica (IC), Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, , Recursos Hídricos e Qualidade de Água, Nanotecnologia, Polímeros Condutores etc.. Foi Representante Titular da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, nomeado pelo Governador Binho Marques e pelo Reitor da UFAC Jonas de Souza Filho.Foi também, Coordenador da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (portaria 2896/2009-UFAC), sendo aprovada pela CAPES em abril/2011. Foi Bolsista Produtividade do CNPq (PQ), nível 2. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (UFAC) em regime de Dedicação Exclusiva (DE). Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR/CM (2013-2014). Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). Coordena o laboratório de pesquisas em química e o laboratório de espectroscopia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é Professor Associado IV DE da UTFPR Campus-Campo Mourão-Pr.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Ciência de Alimentos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)