Diagnóstico do comitê de bacia hidrográfica do Rio Tramandaí do estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.001.0009

Palavras-chave:

Plano de Bacia Hidrográfica, Recursos Hídricos, Bacia hidrográfica

Resumo

Baseando-se na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), faz-se um paralelo com as etapas de diagnóstico, definição e planejamento de ações, inerentes ao processo de elaboração dos Planos de Recursos Hídricos, da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. E também foram realizadas análises de documentos e informações do CBHRT. Objetivando-se os instrumentos da PNRH que fazem parte do processo de planejamento desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelos órgãos gestores de recursos hídricos junto aos comitês de bacia tendo em vista os requisitos legais. Pode-se ressaltar a necessidade de avançar ainda mais em todos os campos e temáticas que cercam e nos impulsionam em defesa da água e compreender a importância da legislação acerca dos corpos d’água na sua biodiversidade. A partir de todo esse levantamento, estudos e pesquisa sobre a Bacia Hidrográfica (BH) do Rio Tramandaí, consegue-se compreender a importância da legislação acerca dos corpos d’água e todas as suas diversidades de origem, permanência, qualidade, uso e preservação. Compreende-se que as instituições de pesquisa, monitoramento, órgãos de fiscalização, e espaços democráticos de representação e organização são de extrema necessidade para que se possam avançar ainda mais em todos os campos e temáticas que cercam e nos impulsionam em defesa da água enquanto elemento essencial pra vida humana, vegetal e animal, para o solo, para o ciclo da água, para o desempenho do equilíbrio climático, para o planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristyna Rocha de França, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Atualmente é professora do Município de Campo Mourão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Concluiu os cursos de especialização em Educação Especial - Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências e em Altas Habilidades e Superdotação. Discente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA. 

Cícero Pereira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2007). Especialização em Filosofia, Sociologia e Ensino Superior. (Carga Horária: 420h). Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, FDB, Brasil.2013 - 2014 , 2021.Mestrado profissional em andamento em profissional Em Rede Nacional Em Gestão E Regulação De Recursos Hídricos (Me.Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão, UTFPR, Brasil. .Orientador: Eudes Jose Arantes. Atualmente é professor - Colégio Estadual Cultura Universal, qpm - Colégio Estadual Novo Horizonte EFM e qpm - COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JAELSON BIÁCIO - EFM. , Escola Centro Est Educ Profis Agric de C Mourão , Escola Osvaldo Cruz, C E C-M Dr-Ef M atuando principalmente como professor da disciplina de Geografia e Arte. Ator profissional vincula a SATED/ DRT- 26708 Paraná. Professor na rede Estadual do Paraná. Poeta, Palhaço. Coordenador do grupo MALUNGA de Teatro e Pesquisa. 

Eudes José Arantes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental , com ênfase em Hidráulica e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica computacional, vertedoures em degraus, hidráulica, hidrodinâmica de reatores para tratamento de efluentes, planejamento de recursos hídricos, águas subterrâneas, interação rio e aquífero. Atualmente é professor da Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR e chefe do Departamento Acadêmico de Ambiental e membro representante no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Mourão, PR.

Cristiane Kreutz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), com doutorado Sanduíche pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa (2011) e Pós-doutorado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2019). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), Área de Concentração: Regulação e Governança de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase nos seguintes temas: tratamento de efluentes agroindustriais; recursos hídricos e gestão ambiental.

Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: matéria orgânica, contaminantes em solos e águas.

Publicado

2022-05-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)