Comportamento hidrodinâmico de um reator Upflow Anaerobic Hybrid (UAHB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.001.0008

Palavras-chave:

CFD, Reator UAHB, TDH, Velocidade, Lodo

Resumo

Para o estudo computacional do comportamento de um reator Upflow Anaerobic Hybrid (UAHB) foram utilizadas três variações do tempo de detenção hidráulica (TDH), sendo considerados como parâmetros da simulação as velocidades do fluido, a viscosidade do fluido e as densidades do fluido e do lodo. Pelas simulações realizadas foi possível observar que aproximadamente 24% do fluido se encontra com velocidade inferior a 3,48x10-6 m.s-1 com TDH de 4 horas, 1,74x10-6 m.s-1 na simulação com TDH de 8 horas e 1,16x10-6 m.s-1 na simulação com TDH de 12 horas, sendo indicativo de zonas mortas no reator. E com os perfis de velocidade foi verificado que os maiores valores ocorrem na faixa de entrada e saída do reator, fenômenos estes que podem ter sido influenciados devido à presença de lodo nas simulações, uma vez que muitos estudos não o levam em consideração mas que são importantes porque podem alterar os caminhos percorridos pelo fluido dentro do reator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme de Paula, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Guilherme de Paula é Coordenador de assuntos técnicos na Intertox LTDA, trabalha na coordenação e gerenciamento de equipe, revisão e/ou elaboração e adequação de documentação de segurança de produtos químicos de acordo com o GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals) entre outros sistemas de classificação, além de desenvolver projeto visando a segurança no armazenamento de produtos químicos com foco na segregação pela incompatibilidade química dos produtos. Tem como formação academica mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP e Bacharel em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, na Universidade de São Paulo.

Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Matemática, concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá em 2014. Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenadora Curso Técnico Integrado em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Membro do Conselho de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e professora permanente do Mestrado em Inovações Tecnológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Revisora da Revista Varia Scientia, Chemical Product and Process Modeling (CPPM), FOOD CHEMISTRY, PLOSONE, Brazilian Journal of Food Research, Mathematical and Computer Modelling of Dynamical Systems e British Food Journal. Publicou 41 artigos em periódicos especializados e 53 trabalhos em anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 8 livros publicados. Orientou 4 dissertações de mestrado e co-orientou 3, além de ter orientado 27 trabalhos de iniciação científica e 60 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Matemática e Educação. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 2004 e 2020 participou de 8 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente participa de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordena 6 destes. Atua na área de Matemática e em suas atividades profissionais interagiu com 253 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Flávia Vieira da Silva Medeiros, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo este último com período de estágio na Universidade do Minho. Atualmente é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (UTFPR-CM) Também atua como orientadora de dupla diplomação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Inovações Tecnológicas (PPGIT) e no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de água potável, recursos hídricos e saneamento ambiental. 

Eudes José Arantes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental , com ênfase em Hidráulica e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica computacional, vertedoures em degraus, hidráulica, hidrodinâmica de reatores para tratamento de efluentes, planejamento de recursos hídricos, águas subterrâneas, interação rio e aquífero. Atualmente é professor da Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e membro representante no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Mourão, PR.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)