Diagnóstico de sistemas produtivos a partir da percepção de produtores rurais de sistema agroflorestal e convencional no baixo sul da Bahia (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.003.0007%20Palavras-chave:
Agrossistemas, Percepção Ambiental, Práticas Conservacionistas, Responsabilidade AmbientalResumo
A gestão com uso responsável dos recursos naturais é um dos maiores desafios mundiais especialmente no Brasil, que possui a segunda maior área florestal do planeta e é o primeiro em florestas tropicais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as condições de sistemas produtivos por meio da percepção dos agricultores de sistemas agroflorestais (SAF) e convencionais (SC) na zona rural do município de Valença, Território de Identidade Baixo Sul da Bahia (Brasil). A análise quali-quantitiva foi feita por meio do registro de dados com a utilização de questionários semiestruturados aplicados em 20 propriedades, sendo 10 em SAF e 10 em SC, usando a técnica amostral bola de neve (snowball). Os dados coletados foram utilizados para calcular os índices: geral de uso da terra (IGU), geral de diversidade de uso do solo (IGD), de percepção sobre atitude conservacionista (IPAC), de percepção de erosão do solo (IES) e de percepção do impacto do uso de recursos hídricos (IRH). Tratando-se da escolaridade, o público masculino (30%) possuía o ensino médio completo e, desses, 55% estavam cursando o ensino fundamental II, 70% não o completaram e 45% haviam concluído o ensino médio. Os produtores apresentaram maiores valores de IGU (0,50) e IPAC (0,71) no SAF (0,35) em relação ao SC (0,44), respectivamente, no que se refere às atividades ou explorações desenvolvidas; porém foram similares quanto ao IGD. De maneira geral, a percepção ambiental demonstrada por proprietários rurais se torna um instrumento preponderante para tomada de decisão e fortalecimento das políticas públicas de inclusão social, assim como na redução das desigualdades para o desenvolvimento rural voltado à sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.