Diagnóstico de sistemas produtivos a partir da percepção de produtores rurais de sistema agroflorestal e convencional no baixo sul da Bahia (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.003.0007%20Palabras clave:
Agrossistemas, Percepção Ambiental, Práticas Conservacionistas, Responsabilidade AmbientalResumen
A gestão com uso responsável dos recursos naturais é um dos maiores desafios mundiais especialmente no Brasil, que possui a segunda maior área florestal do planeta e é o primeiro em florestas tropicais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as condições de sistemas produtivos por meio da percepção dos agricultores de sistemas agroflorestais (SAF) e convencionais (SC) na zona rural do município de Valença, Território de Identidade Baixo Sul da Bahia (Brasil). A análise quali-quantitiva foi feita por meio do registro de dados com a utilização de questionários semiestruturados aplicados em 20 propriedades, sendo 10 em SAF e 10 em SC, usando a técnica amostral bola de neve (snowball). Os dados coletados foram utilizados para calcular os índices: geral de uso da terra (IGU), geral de diversidade de uso do solo (IGD), de percepção sobre atitude conservacionista (IPAC), de percepção de erosão do solo (IES) e de percepção do impacto do uso de recursos hídricos (IRH). Tratando-se da escolaridade, o público masculino (30%) possuía o ensino médio completo e, desses, 55% estavam cursando o ensino fundamental II, 70% não o completaram e 45% haviam concluído o ensino médio. Os produtores apresentaram maiores valores de IGU (0,50) e IPAC (0,71) no SAF (0,35) em relação ao SC (0,44), respectivamente, no que se refere às atividades ou explorações desenvolvidas; porém foram similares quanto ao IGD. De maneira geral, a percepção ambiental demonstrada por proprietários rurais se torna um instrumento preponderante para tomada de decisão e fortalecimento das políticas públicas de inclusão social, assim como na redução das desigualdades para o desenvolvimento rural voltado à sustentabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Natural Resources
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.