Diagnosis of production systems based on the perception of rural production in agroforestry and conventional systems in the lower south of Bahia (Brazil)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.003.0007%20

Keywords:

Agrosystems, Environmental Perception, Conservation Practices, Environmental Responsibility

Abstract

The management with responsible use of natural resources is one of the most significant global challenges, especially in Brazil, which has the second largest forest area on the planet and is the first in tropical forests. In this context, the present study aimed to diagnose the conditions of productive systems through the perception of agroforestry (AFS) and conventional farming systems (CFS) in the rural area of the municipality of Valença, Territory of Identity Baixo Sul da Bahia (Brazil). The qualitative-quantitative analysis was performed by recording data using semi-structured questionnaires applied in 20 properties, 10 in AFS and 10 in CFS, using the snowball sampling technique. The collected data were used to calculate the indices: land use intensity (LUI), land use diversity index (LUDI), perception of conservative attitudes (PCA), perception of soil erosion, and perception of the impact of the water exploitation index (WEI). Regarding schooling, the male public (30%) had completed high school and, of these, 55% were attending elementary school II, 70% did not complete it and 45% had completed high school. The producers presented higher values of LUI (0,50) and PCA (0,71) in AFS (0,35) related to CFS (0,44), respectively, with regard to the activities or holdings carried out, however they were similar regarding the LUDI. In general, the environmental perception demonstrated by rural landowners becomes a preponderant instrument for decision-making and strengthening of public policies for social inclusion, as well as in the reduction of inequalities for rural development aimed at sustainability.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Agenildo de Sousa Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Solos e Qualidade de Ecossistemas - UFRB (2016); graduado em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2010); técnico no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- INEMA, lotado na Coordenação de Mineração - COMIN (2021 - atualmente); Diretor de Educação Ambiental no Município de Valença-Ba (2017/2021); Professor na Faculdade Zacarias de Goes - FAZAG (2013 a 2020); Professor na Faculdade de Tecnologia de Valença FACTIVA (2016 a 2019; Membro da comissão Preparatória da 7 Conferência Municipal da Cidades (2022); Membro do conselho municipal de desenvolvimento sustentável de Valença-Ba (2017/2021); Membro Titular do Comitê de Elaboração do Plano de Saneamento do Município de Valença-Ba (2017/2021); Membro Titular do Comitê de Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul - CBHRS (2017/2021); Membro Titular do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Valença-BA (2017/2021); Experiência de de 12 anos, em consultoria e Licenciamento Ambiental.

José Antonio da Silva Dantas, Universidade do Estado da Bahia,

Biólogo pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA (BAHIA). Mestre em Biodiversidade Vegetal pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestrando em Ciências Ambientais pelo IFBaiano campus Serrinha. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2016) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2021). Especialista em Biologia Vegetal (UNEB), em Docência no Ensino Superior (UCAM), e em Ecologia e Gestão Ambiental (FARESE). Tem experiência na Educação Básica e Vivência no Ensino Superior, Ecologia e Meio Ambiente, com ênfase em Estrutura de População e Distribuição Espacial, Recuperação de Áreas Degradadas e Matas Ciliares, Licenciamento, Consultoria e Educação Ambiental, Inventário Florestal, Análises de Tamanhos e Métodos de Parcelas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Protagonismo docente em espaços escolares e não formais, Pedagogia de Projetos com foco no educando, Taxonomia de Angiospermas, Dendrometria, Fenologia, Dispersão, Sementes Nativas, Germinação e Produção de Mudas. 

Maria Dolores Ribeiro Orge, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Ecologia e Meio Ambiente/2005 pela UCM, Madri-Espanha (Tese inédita 'Cum laude': https://eprints.ucm.es/id/eprint/58850/, Bolsista AECI/1999-2003: https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-1999-19246 e https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2001-20342). Mestra em Biologia/Botânica/1997 e Bacharela em Ciências Biológicas/1992 pela UFBA, Bahia-Brasil. Professora Titular da UNEB, com experiência em Ensino, Pesquisa, Extensão e Consultoria na Área Ambiental. Orientação de Tese, Dissertação e Monografia, execução de Projetos de Pesquisa de IC sobre i) biodiversidade e processos ecológicos em ecossistemas tropicais; ii) dinâmica da serrapilheira no bioma Mata Atlântica e iii) dinâmicas de crescimento e decomposição de macrófitas emergentes em zonas úmidas temperadas. Professora Permanente do PPGMSB/2020 (http://www.ppgmsb.uneb.br/), Membros do NEMAC e do Conselho Científico do CEPERH. Líder dos GP SISBIOS/2006 e BIOMSIS/2020. Representante Titular da UNEB no Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade desde agosto/2020/SEMA-Bahia e ICLEI. Web of Science ResearcherID P-7131-2016.

Edilma Nunes de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Licenciatura em Ciências Biológicas ( Universidade do Estado da Bahia- UNEB), Especialização em Educação Ambiental (Universidade Federal de Sergipe-UFS), Mestrado em Agroecossistemas (UFS) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS). Atuou como consultora técnica em projetos socioambientais, principalmente em comunidades rurais. Tem experiência em docência do Ensino Superior e com as Metodologias ativas. Foi professora voluntária na Universidade do Estado da Bahia- Campus II (Alagoinhas-BA) na disciplina Avaliação de Impactos Ambientais; na UFS atuou como voluntária na Graduação em Ecologia (Campus de São Cristóvão) disciplina Ecologia de Ecossistemas Terrestres; como substituta nos cursos de Ciências Agrárias (Campus do Sertão) disciplina Ações Integrdadas em Ciências Agrárias-AICA e como colaboradora no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFS disciplina Prática de Pesquisa I. Atualmente é professora permanente da prefeitura Municipal de Entre-Rios BA na Escola Agrícola de Entre Rios, lecionando as disciplinas Ciências; Agroecologia e Educação Ambiental. Como pesquisadora participa do Núcleo de Estudos em Matas Ciliares-NEMAC (UNEB); dos Grupos de Pesquisa: Estudo de Sistemas Biológicos SISBIOS (UNEB) e Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas-GEPIMA (UFS). Desenvolveu atividades de pesquisas e produção relacionadas à Recuperação de Áreas Degradadas; Conservação da Biodiversidade; Ecologia da Paisagem; Educação Ambiental; Metodologias Participativas; Agroecologia e Planejamento Ambiental.

Fabiano Silva Sandes, Instituto Federal Baiano

Mestrando em Ciências Ambientais (IFBaiano) / Especializações nas áreas de Avaliação de Impacto Ambiental e Recuperação de Área Degradada pela UNIFACS / Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada pela UFBA e Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela UFPI / Graduado em Ciências Sociais (UFBA) / Licenciado em Geografia (IMPEG/ FBAMIG).

Claudio Roberto Meira de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços sustentáveis pela Universidade Federal de Lavras (2017), Mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2002), Doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e Pós-doutorado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia e professor D4.1 do Instituto Federal Baiano. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Botânica com ênfase em gestão ambiental, estresses ambientais em plantas e germinação de sementes. Na área da extensão e do ensino, realiza ações e desenvolve projetos voltados a gestão, educação ambiental e sustentabilidade no ensino de ciências e meio ambiente com foco prioritário nos processos do bioma Caatinga. Tem atuado em projetos de desenvolvimento socioeconômico ambiental e em ações voltadas para o ESG de empresas. Trabalhou como professor das disciplinas Educação Ambiental e Sustentabilidade e Estresses Abióticos em Plantas além de orientador do Mestrado em Biodiversidade Vegetal da Universidade do Estado da Bahia. Trabalhou também como professor da disciplina Ecofisiologia Vegetal do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do Instituto Federal Baiano. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Empreendedorismo, Gestão Empresarial e Ambiental (EGEA).

Ludmilla de Santana Luz, Universidade do Estado da Bahia

Professora no Centro de Formação Técnica em Enfermagem Irmã Dulce e na Escola Técnica Ana Nery. Mestra em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2022), foi Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), Especialista em Educação (FACULDADE ÚNICA - 2022), Especialista em Ecologia e Gestão Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI - 2021), Membro do grupo de pesquisa em Sistemas Biológicos(SISBIO), Graduada no Curso de Ciências Biológicas pela Universidade Do Estado Da Bahia- (UNEB) /(2018). Professora no centro educacional Aissa Beatriz Carneiro - ABC (2019), Professora no Centro de Aprendizagem Nossa Senhora Santana-CETASS (2019/2021) nos cursos Técnicos em Meio Ambiente, Enfermagem, Radiologia nas disciplinas Ecologia Geral, Gestão Ambiental, Microbiologia, Biologia Celular e Metodologia Científica. Membro do Núcleo de Estudos em Matas Ciliares e Nascentes (NEMAC) pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Do Estado Da Bahia- UNEB Campus II, Estagiária Empresa Lima Consultoria Ambiental, Mineração e Agronomia Ltda (2016), Integrante do projeto Rede das Águas: programa de mobilização e monitoramento da qualidade da água- SOS Mata Atlântica/SOSMA(2016). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia e Meio Ambiente. Participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES de (2014-2016). Técnica Em Meio Ambiente Pelo CETEP/LANB (2013). Experiência na área de Ecologia Geral, Ecologia e Meio Ambiente, Microbiologia, Parasitologia, Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas. 

Jéssica Figuera Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas - PPGMSB da UNEB desde 2023. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2022. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atuação acadêmico-profissional marcada pelo desenvolvimento de monitorias e estágios voluntários em Projetos de Pesquisa na área de Ecologia desde 2018. Bolsista de Monitorias de Ensino nos componentes Biologia Celular e Molecular, Bioestatística e Bioética na Licenciatura em Ciências Biológicas do DCET Campus II Alagoinhas - UNEB desde 2019; Voluntária na Monitora de Ensino nos componentes Fisiologia Vegetal e Bioquímica no Bacharelado em Agroecologia do CAECDT, Campus XIV Conceição do Coité - UNEB em 2022. Experiência nas áreas de Botânica e Ecologia aplicadas. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Cientifica da UNEB, PICIN/2020 e FAPESB/2021, com pesquisa sobre serrapilheira e análise florística para avaliação da diversidade de espécies arbóreas dominantes em classes sucessionais. Membro do Grupo de Pesquisa Estudo de Sistemas Biológicos - SISBIOS desde 2020.

Published

2023-09-30

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente