A remoção de resíduos de clareiras mantém a regeneração natural e a qualidade do solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0002%20Palavras-chave:
Exploração madeireira de impacto reduzido, Floresta nativa, Manejo florestal, Densidade de indivíduos, Densidade de espéciesResumo
A colheita em florestas nativas gera resíduos, que podem trazer renda extra com a produção de carvão vegetal e fabricação de pequenos objetos de madeira. Neste estudo, foram avaliados os efeitos da remoção de resíduos sobre a regeneração natural e os atributos físicos e químicos do solo em clareiras criadas pela exploração madeireira de impacto reduzido. Foi montado um experimento com 123 clareiras (369 parcelas) escolhidas aleatoriamente em diferentes áreas de colheita, com e sem remoção de resíduos. Os tratamentos foram: clareiras de exploração de seis anos sem remoção de resíduos (GAP6); clareiras de exploração de quatro anos com dois anos de remoção de resíduos (GAP4-R2); clareiras de exploração de dois anos sem remoção de resíduos (GAP2); e clareiras de exploração de dois anos com resíduo removido < um mês (GAP2-R0). O tratamento controle incluiu 32 repetições (96 parcelas), escolhidas aleatoriamente sob o dossel de uma floresta primária não explorada (FOR). A densidade de indivíduos e espécies arbóreas e o ambiente dentro da clareira foram comparados em relação à remoção de resíduos. As amostras de solo foram feitas em 0-20 cm e 20-40 cm dentro das mesmas unidades amostrais de vegetação. FOR apresentou maior densidade de mudas, indivíduos ≥ 3 m de altura (0,12 ± 0,03 ind. m-2) e espécies (0,09 ± 0,03 spp. m-2). Densidade de mudas, indivíduos < 3 m de altura em GAP6 (2,11±1,16 ind. m-2) e GAP4-R2 (2,28 ± 1,29 ind. m-2) e espécies em GAP2 (1,57 ± 0,59 spp. m-2) foram maiores do que FOR. A remoção de resíduos das clareiras aumentou a densidade de mudas e diminuiu a densidade de mudas de espécies arbóreas. As clareiras com e sem remoção de resíduos apresentaram melhor qualidade do solo do que FOR.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.