Distribuição espacial de Atta laevigata (Hymenoptera: formicidae) em ecossistemas florestais com mogno na Amazônia Oriental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0001%20Palavras-chave:
Formigas cortadeiras, Swietenia macrophylla, Geoestatística, Manejo florestalResumo
Atta laevigata (Hymenoptera: Formicidae) é uma formiga cortadeira que desfolha fortemente plantações de mogno (Swietenia macrophylla – Meliaceae). Neste trabalho, foi analisada a distribuição espacial de A. laevigata em parcelas de 1 ha de três ecossistemas florestais com mogno de 13 anos de idade na Amazônia Oriental, Brasil. Os tratamentos foram definidos como Consórcio (plantação de mogno com outras espécies de Meliaceae), Monocultura (somente plantação de mogno) e Enriquecimento (floresta secundária enriquecida com mogno). O esforço amostral contou com 80 armadilhas pitfall enterradas por 48 h por tratamento durante oito períodos de chuva (janeiro a junho) e seca (julho a dezembro) ao longo de dois anos (2015 e 2016). Todas as armadilhas foram georreferenciadas e as análises foram feitas com o software estatístico SUFER 11.0, que produziu os mapas de krigagem. Atta laevigata apresentou uma distribuição espacial agrupada em todos os tratamentos com dependência espacial descrita por modelos esféricos e exponenciais. Os aglomerados foram mais concentrados nas bordas das parcelas do que no centro, e nas áreas abertas apresentaram maior variação ao longo do tempo. Dentre os tratamentos, o Monocultivo apresentou o menor alcance (13,7 m), com área mínima de influência de A. laevigata de 589,65 m², enquanto o Consórcio e o Enriquecimento apresentaram mínimos iguais, com área de influência de A. laevigata de 804,25 m².
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.