Corredores ecológicos potenciais entre duas unidades de conservação na região serrana e centro-sul fluminense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0010Palavras-chave:
Corredor ecológico, Remanescentes de mata atlântica, Biodiversidade, Região serrana FluminenseResumo
O mapeamento de áreas potenciais favoráveis à implantação de Corredores Ecológicos (CEs) representa uma ferramenta imprescindível à gestão de territórios e de recursos naturais visando à mitigação dos efeitos da fragmentação de habitats sobre a biodiversidade, ainda que as Unidades de Conservação (UCs) se façam presentes. Na Região Serrana e Centro-Sul Fluminense, o crescimento populacional e expansão urbana perimetropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) são crônicos, sobretudo em um cenário de aumento de procura por imóveis nas cidades serranas desde o início da pandemia da COVID-19, acelerando e intensificando a perda de cobertura vegetal e a fragmentação de habitats. Assim, o presente estudo objetivou avaliar duas rotas potenciais para um corredor ecológico visando a interligação entre duas Unidades de Conservação, a Reserva Biológica Estadual de Araras (RBA), em Petrópolis – RJ e o Parque Municipal Alberto Torres (PMAT), em Areal -RJ. Para tanto, foi utilizada a Classificação Supervisionada de Imagem em Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o mapeamento das classes de uso e ocupação do solo (pasto, floresta, edificações e hidrografia) e na extensão dos traçados alternativos: Rota 1 (R1) e Rota 2 (R2). Foi obtida uma rota 1 (R1) com extensão de aproximadamente 43 Km e área total de cerca de 593,24 ha e a outra com (Rota 2, R2) extensão de aproximadamente 38 Km e área total de 533,92 ha. Dentre as duas rotas mapeadas, a R1 apresentou dados mais favoráveis e foi indicada como rota mais favorável à implantação de um CE na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.