Fauna florestal e fluvial nas residências dos moradores durante a enchente do Rio Jari/AP
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0012Palavras-chave:
Ribeirinho Urbano, Conhecimento empírico, Laranjal do Jari, Rua da Antiga UsinaResumo
Grande parte das cidades amazônicas, construídas as margens de um rio, são impactadas pelas enchentes dos mesmos em períodos chuvosos, entre elas destaca-se o município de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, especificamente a Rua da Antiga Usina, construída sobre palafitas, que anualmente sofre com a inundação do Rio Jari. Este fato colabora para o aparecimento de espécies da fauna florestal e fluvial aos arredores e consequentemente nas residências dos moradores, os quais já detém um conhecimento empírico sobre algumas dessas espécies. Assim, o presente estudo teve como objetivo realizar o levantamento da fauna florestal que surgiram nas residências dos moradores localizadas na Rua da Antiga Usina durante a enchente do ano de 2022. Para tanto, realizou-se uma pesquisar exploratória do tipo ex-post-facto e com levantamento de campo de cunho empírico, e a coleta dos dados se deu através da aplicação de entrevista semiestruturada com 1 morador maior de 18 anos de cada residência para identificar as espécies que surgiram nesse período. A partir das análises os resultados demonstram um grande número de espécies da fauna florestal ocorrentes nas 79% residências, os quais pertencem a classe Reptilia, Mammalia, Arachnida e Actinopterygii, sendo a estação chuvosa a que mais propícia a incidência desses animais no local de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.