Forest and river fauna in residents' homes during the Jari River flood/AP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0012

Keywords:

Urban Reversid, Empirical knowledge, Laranjal do Jari, Old Power Plant Street

Abstract

Most of the Amazonian cities built on the banks of a river are impacted by river floods in rainy seasons. The municipality of Laranjal do Jari, in the state of Amapá, specifically in the Old Power Plant Street is one of them, because it is built on stilts, which annually suffers from the flooding of the Jari River. This fact contributes to the appearance of species of forest fauna and river in the surroundings and, consequently, in the homes of residents, who already have empirical knowledge about some of these species. Thus, the present study aimed to carry out a survey of the forest fauna that appeared in the residences’ homes located on Old Power Plant Street during the flood of 2022. For this purpose, investigative research of the ex-post-facto type was carried out with an empirical field survey where the data collection was carried out through the application of a semi-structured interview with 1 resident over 18 years of age in each residence to identify the species that appeared in this period. The results demonstrate a large number of species of forest fauna occurring in the 79% residences, which belong to the class Reptilia, Mammalia, Arachnida and Actinopterygii, with the rainy season being the most favorable for the incidence of these animals in the study site.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tatiane da Costa Ferreira, Instituto Federal do Amapá

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá- IFAP

Núbia Caramello, Instituto Federal do Amapá

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (atuando no ensino médio, graduação, especialização Lato e Strito Sensu, cursos FICs profissionalizantes) e (via cooperação técnica) do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ProfÁgua Polo Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia. Lecionou por 25 anos na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental, em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP), e em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ), Resiliência Climática RIPERC. e idealizadora do Grupo de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) atualmente passa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia CEEMA. Atua nas linhas de pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar e Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica e de Territórios Fluviais Integrados ao interesse dos atores locais. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Como produto do mestrado e de suas ações vem priorizando a produção de material voltado ao ensino formal e informal e empoderamento de comunidades amazônicas. 

Darley Calderaro Leal Matos, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração Botânica Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi (2018). É pesquisadora e atua na área de Ecologia Vegetal em estudos que visam compreender os processos e organização de comunidades de plantas através da abordagem funcional; de Biotecnologia com desenvolvimento de produtos sustentáveis; e de metodologias para o ensino de ciências e biologia. Possui também experiência em estudos de dinâmica, florística e monitoramento de florestas na Amazônia. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) campus Laranjal do Jari, é docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional (Ifap) e faz parte do Conselho Editorial do Ifap como titular na área Ciências Biológicas.

Published

2023-01-08

Issue

Section

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais