Educação ambiental: marcos legais para formação do professor com ênfase na gestão hídrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0010Palavras-chave:
Capacitação de professores, Legislação Ambiental, Recursos Hídricos.Resumo
Os recursos hídricos são essenciais para a existência e sobrevivência de todas as formas de vida existentes no planeta, todavia a sociedade tem usado estes recursos de forma inadequada. Desse modo, se faz necessário planejar o uso racional da água. Para tanto, deve-se considerar que o instrumento mais viável para conscientização, dentro ou fora do espaço escolar, é a Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente estudo visa apresentar a importância da formação do professor como agente multiplicador do conhecimento sobre as leis hídricas, utilizando a Educação Ambiental como uma ferramenta para sensibilização da sociedade, tanto no ambiente escolar, quanto na comunidade, com intuito de colaborar com a melhoria da gestão dos recursos hídricos. A metodologia utilizada foi alicerçada na abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, visando o levantamento de informações acerca da formação do professor sobre as temáticas hídricas. Para suprir as lacunas de conhecimento existentes na área, necessário se faz que os professores conheçam os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as políticas públicas para que possam atuar no contexto de Educação Ambiental amparados nestas informações e, desta forma, melhor capacitar os seus alunos para as tomadas de decisões que dizem respeito às questões ambientais. Espera–se que a adoção destas práticas possa proporcionar mudanças de atitudes nas pessoas e instituições, levando-as a ações que favoreçam o uso racional e preservação das águas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.