Environmental education: legal marks for teacher training with emphasis on water management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0010

Keywords:

Teachers Training, Environmental Legislation, Water Resources

Abstract

Water resources are essential for the existence and survival of all forms of life on the planet, however society has used these resources inappropriately. Thus, it is necessary to plan the rational use of water. Therefore, it should be considered that the most viable instrument for raising awareness, inside or outside the school space, is Environmental Education. In this sense, the present study aims to present the importance of teacher training as a multiplier agent of knowledge about water laws, using Environmental Education as a tool to raise awareness of society, both in the school environment and in the community, to collaborate with the improvement of water resources management. The methodology used was based on a qualitative approach, based on a bibliographic review, aiming at gathering information about teacher training on water issues. To fill the existing knowledge gaps in the area, it is necessary for teachers to know the Sustainable Development objectives (SDGs) and public policies so that they can act in the context of Environmental Education based on this information and, in this way, better train their students. students for decision-making concerning environmental issues. It is expected that the adoption of these practices can provide changes in attitudes in people and institutions, leading them to actions that favor the rational use and preservation of water.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Noelia Brito Sena Silva, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2004) Especialista em Ciências Sociais com ênfase em Historia, Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa - 2005, Servidora a mais de 22 anos na Secretaria Estadual de Educação no cargo de Professora. Foi servidora da Secretaria Municipal de Educação por mais de 15 anos, trabalhou como professora nas escolas municipais e na SEMED foi supervisora de polo da UNDIME no curso de Pós graduação de coordenação pedagógica na escola de gestores. Trabalhou em 2016 na CRE - Coordenadoria Regional de Ensino como coordenadora de projetos sobre a Educação Ambiental nas escolas Estaduais do município de Jaru em parceria com o Municipio de Theobroma. Mestranda na turma de 2022 do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua / UNIR.

Núbia Caramello, Instituto Federal do Amapá

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (atuando no ensino médio, graduação, especialização Lato e Strito Sensu, cursos FICs profissionalizantes) e (via cooperação técnica) do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ProfÁgua Polo Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia. Lecionou por 25 anos na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental, em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP), e em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ), Resiliência Climática RIPERC. e idealizadora do Grupo de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) atualmente passa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia CEEMA. Atua nas linhas de pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar e Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica e de Territórios Fluviais Integrados ao interesse dos atores locais. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Como produto do mestrado e de suas ações vem priorizando a produção de material voltado ao ensino formal e informal e empoderamento de comunidades amazônicas. 

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Ciências Biológicas até 2016, entre 2017 e 2019 atuou no curso de Pedagogia do campus de Ji-Paraná/RO. Em 2020 passou a atuar no Curso de Engenharia Ambiental. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA). Desde 2020 atua como Coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da UNIR, campus Ji-Paraná. 

Published

2023-02-10