Educação ambiental: marcos legais para formação do professor com ênfase na gestão hídrica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0010

Palabras clave:

Capacitação de professores, Legislação Ambiental, Recursos Hídricos.

Resumen

Os recursos hídricos são essenciais para a existência e sobrevivência de todas as formas de vida existentes no planeta, todavia a sociedade tem usado estes recursos de forma inadequada. Desse modo, se faz necessário planejar o uso racional da água. Para tanto, deve-se considerar que o instrumento mais viável para conscientização, dentro ou fora do espaço escolar, é a Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente estudo visa apresentar a importância da formação do professor como agente multiplicador do conhecimento sobre as leis hídricas, utilizando a Educação Ambiental como uma ferramenta para sensibilização da sociedade, tanto no ambiente escolar, quanto na comunidade, com intuito de colaborar com a melhoria da gestão dos recursos hídricos. A metodologia utilizada foi alicerçada na abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica, visando o levantamento de informações acerca da formação do professor sobre as temáticas hídricas. Para suprir as lacunas de conhecimento existentes na área, necessário se faz que os professores conheçam os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as políticas públicas para que possam atuar no contexto de Educação Ambiental amparados nestas informações e, desta forma, melhor capacitar os seus alunos para as tomadas de decisões que dizem respeito às questões ambientais. Espera–se que a adoção destas práticas possa proporcionar mudanças de atitudes nas pessoas e instituições, levando-as a ações que favoreçam o uso racional e preservação das águas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Noelia Brito Sena Silva, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2004) Especialista em Ciências Sociais com ênfase em Historia, Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa - 2005, Servidora a mais de 22 anos na Secretaria Estadual de Educação no cargo de Professora. Foi servidora da Secretaria Municipal de Educação por mais de 15 anos, trabalhou como professora nas escolas municipais e na SEMED foi supervisora de polo da UNDIME no curso de Pós graduação de coordenação pedagógica na escola de gestores. Trabalhou em 2016 na CRE - Coordenadoria Regional de Ensino como coordenadora de projetos sobre a Educação Ambiental nas escolas Estaduais do município de Jaru em parceria com o Municipio de Theobroma. Mestranda na turma de 2022 do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua / UNIR.

Núbia Caramello, Instituto Federal do Amapá

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (atuando no ensino médio, graduação, especialização Lato e Strito Sensu, cursos FICs profissionalizantes) e (via cooperação técnica) do Mestrado Profissional em rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos ProfÁgua Polo Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia. Lecionou por 25 anos na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Realizou o doutorado pleno em Geografia, na Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña (Bolsista CAPES) reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e graduação em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental, em Metodologia do Ensino Profissional e Tecnológico (IFAP), e em Gestão Pública (IFAM). Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat GRATS (UAB/Cataluña); Dinâmica e Gestão de Rios (Geomorphos/UFRJ), Resiliência Climática RIPERC. e idealizadora do Grupo de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários) atualmente passa a compor o grupo de pesquisa Centro de Estudos em Ecologia e Manejo na Amazônia CEEMA. Atua nas linhas de pesquisa: Diálogo Hídrico Multidisciplinar e Conservação, Biodiversidade, Sociodiversidade, ecologia humana e políticas públicas. Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica e de Territórios Fluviais Integrados ao interesse dos atores locais. Dedica-se como pesquisadora a metodologia de ensino de geografia ativa participava através de projetos de iniciação cientifica (para uma alfabetização geográfica significativa a partir do espaço vivido) paralelo a docência no ensino básico. No mestrado o foco de pesquisa é o mapeamento de indicadores perceptivos para mediação de gestão de Rios e recursos hídricos participativa, eficiência de instrumentos de gestão de recursos hídricos e ao diálogo fluvial na adoção da Agenda 2030 como diretriz para o desenho local da sustentabilidade. Como produto do mestrado e de suas ações vem priorizando a produção de material voltado ao ensino formal e informal e empoderamento de comunidades amazônicas. 

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Ciências Biológicas até 2016, entre 2017 e 2019 atuou no curso de Pedagogia do campus de Ji-Paraná/RO. Em 2020 passou a atuar no Curso de Engenharia Ambiental. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA). Desde 2020 atua como Coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado da UNIR, campus Ji-Paraná. 

Publicado

2023-02-10