Rendimento de madeira serrada para espécies comerciais manejadas na Amazônia central
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0009Palavras-chave:
Coeficiente de rendimento volumétrico, DOF, Manejo Florestal, AmazôniaResumo
Madeiras tropicais tem grande demanda de mercado, mas a média de coeficiente de rendimento volumétrico por grupo de espécies varia entre 25 a 30%. Por isso, a indústria de madeira requer de estratégias para aumentar esse coeficiente, e consequentemente o aproveitamento de madeira na indústria. Este trabalho teve como objetivo estimar o rendimento de quatro espécies madeireira na empresa Mil Madeiras Preciosas Ltda, localizada no município de Itacoatiara, Amazonas. A amostragem aleatória simples foi direcionada para quatro espécies de interesse como: Angelim Pedra (Hymenolobium petraeum), Angelim Vermelho (Dinizia excelsa), Pequiá (Caryocar villosum (Aubl.) Pers) e Tauari Vermelho (Cariniana micrantha). O método utilizado para o cálculo do volume, das toras com casca, foi o método geométrico, com base na fórmula de Smalian (Resolução CONAMA nº 411/09). Assim, as espécies tiveram média do coeficiente de rendimento volumétrico de 49,31 %, na linha de serragem da empresa. Isso pode estar relacionado as técnicas empregadas, que vão desde o traçamento até o desdobro da tora na linha de serragem, assim como a qualidade das toras utilizadas no estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.