Plano diretor municipal de arborização urbana em cidade de pequeno porte da Zona da Mata Mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.001.0011

Palavras-chave:

Awareness, Environmental education, Green area, Sustainability

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar a arborização existente nas praças e vias públicas centrais da cidade de Guarará, MG. No levantamento, identificou-se 32 árvores e 2 palmeiras, totalizando 34 indivíduos, em 6 famílias botânicas e 6 espécies, incluindo as não identificadas. Foram avaliados nos indivíduos: Identificação da origem da espécie plantada, Porte, Sistema radicular em relação a danos às calçadas, Conflitos com pedestres, Conflitos com a rede de distribuição de energia elétrica, Necessidade de manejo. Quanto ao sistema radicular em relação a danos às calçadas, observou 82% sem danos e 18% danos às calçadas. Conclui-se Das árvores avaliadas, 28% não demonstraram necessidade de manejo, 9% apresentaram a necessidade de manejo adequado e possuem conflito com o espaço urbano como o levantamento de calçada, conflito com a passagem de pedestres. 15% são de grande porte, 7% de médio porte e 11% das árvores de pequeno porte. A origem das espécies plantadas, 1% são exóticas e 99% são espécies nativas. Sugere-se à gestão pública da cidade de Guarará, que juntamente com os profissionais capacitados para tal trabalho, elabore um plano de arborização urbana para o município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui ensino-medio-segundo-graupelo colegio sao jose(2007). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura.

Job Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Doutorado em Recursos Hídricos no Departamento de Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Tem experiência nas áreas de irrigação, hidráulica, drenagem e geoestatistica. Ministra aulas na Pós-graduação e graduação para os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Sergio Carvalho de Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1989), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve projetos de ciência e tecnológica na área de Química, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento e caracterização de novos materiais (espectroscopia, análise térmica etc.) Identificação, obtenção, caracterização de moléculas obtidas a partir de fontes naturais com potencial para aplicações em polímeros, tensoativos, catalisadores,cosméticos e tintas. Biotecnologia (aplicações de microrganismos em processos industriais).

Publicado

2022-05-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)