A gestão ambiental nas instituições de ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0007

Palabras clave:

Política ambiental, Meio ambiente, Gestão sustentável, Sustentabilidade, Ecoeficiência

Resumen

A crise política e econômica atual faz com que o interesse em proporcionar uma visão sobre a importância da sustentabilidade através da Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior seja imprescindível. O objetivo deste trabalho foi identificar ações ligadas à eficiência de insumos, adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em funcionamento, que podem ser replicadas. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os resultados demonstram que as IES dever-se comprometer a informar a comunidade sobre as medidas de proteção de forma transparente e fornecer a educação, treinamento e incentivo aos seus colaboradores em relação à preservação do meio ambiente e das possíveis soluções de problemas ambientais. E de forma participativa antes da aquisição de insumos verificar com a comunidade as reais necessidades dos mesmos, dessa forma os efeitos ambientais ocasionados por materiais e equipamentos devem ser levados em consideração pela instituição antes da compra. Devendo prioritariamente as IES desempenhar atividades ambientais relevantes e garantir a liberdade na pesquisa e ensino, conscientizando a comunidade de sua responsabilidade social e das consequências ambientais que certos resíduos podem ocasionar. Por último, enfatizar-se a importância de se preservar os recursos naturais para as gerações presentes e futuras, e a promoção da busca de auxilio de colaboradores e discentes, com a finalidade de minimizar as consequências negativas na pesquisa e no ensino institucional, garantindo assim, a maior oferta de trabalhos acadêmicos na área ambiental e cursos que tratam das questões ambientais, em cooperação com outros centros de pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francenilde da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

É graduada em Licenciatura em Pedagogia (2012) e Matemática pela Universidade Norte do Paraná (2016). É especialista em Gestão Educacional (2012) e em Gestão da educação (2015). Atua como Diretora Escolar no Município de Barra- Bahia, e desenvolve pesquisa sobre a Gestão estratégica através de indicadores de desempenho como alternativa de avaliação da sustentabilidade ambiental em ensino, pesquisa e extensão em Instituições publicas e privadas.
á 

Neidiara da Silva Feitosa, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Gestão Financeira, Gestão de Recurso Humanos e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas na área de Ciências Sociais, Negócios, e Direito; e na área de Educação é especialista em Psicopedagogia Institucional. Tem experiência na área de docência como Tutora de Sala no curso de Pedagogia e Coordenadora Pedagógica da Universidade Norte do Paraná. Trabalha com a temática da Importância do Ensino da Geografia em Instituições Publicas e Privadas de Ensino Fundamental e Superior como pratica de aprendizagem, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental.

Francisco Rubens Feitosa Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui bacharelado em Ciências Exatas e Tecnologia, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB e doutorando em Biossistemas pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Trabalha com conservação de florestas nativas, estoque de carbono, e mudanças climáticas.

Publicado

2021-04-12

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a