Logística aplicada à prestação de serviços: um contexto histórico e conceitual
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.001.0002Palavras-chave:
Logística, Prestação de Serviço, ServiçoResumo
Logística está inserida em todo o processo das ‘empresas de serviços’ e de seus departamentos, entretanto passa despercebida pelas pessoas, que se utilizam diariamente, para desenvolver suas atividades e alcançar seus objetivos. As maiores dificuldades para empresa prestadora de serviços, consistem na impossibilidade de prever quando, onde, e em que quantidade os equipamentos irão se danificar. Com isto, a logística integrada torna-se o principal diferencial, para as empresas de serviços, pois vem se fortalecendo sua capacidade de atender a diversos tipos de produtos e serviços, com mais velocidade, em cada uma de suas etapas da cadeia de suprimentos, trazendo alta performance e menor custo para o setor de transporte nos processos de coleta e entrega. Diante disso, o objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância da logística na prestação de serviços, buscando demonstrar os aspectos econômicos, que possam impactar nos resultados e nos processos de agregação de valores para empresas e clientes. Para isto, se fez necessário conceituar serviços e definir sua qualidade como forma de satisfazer as necessidades dos clientes; Detalhar os principais processos de logística, desde sua história até a atualidade, dando ênfase ao canal de distribuição, que trata da estocagem, movimentação e processamento dos pedidos até o consumidor final; Mostrar a importância do processo de embalagem, principalmente no transporte e na estocagem, com intuito de identificar de que maneira uma empresa de prestação de serviços agrega valores, financeiro e de imagem da marca, perante seus clientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e descritiva com um viés qualitativo. Através das análises dos dados, verificou-se que, através de um processo de embalagem adequado, estoques equilibrados, canal de distribuição eficiente e eficaz, e ainda, pessoal capacitado na área de logística, se torna capaz a agregação de valores na execução de suas atividades, tais como: redução de custos dos serviços prestados, qualidade no atendimento aos seus clientes, além da garantia de sua permanência no mercado.
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