Perfil do aluno da educação a distância em Porto Velho, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.001.0006Palavras-chave:
Educação à distância, Curso de Administração, Perfil do aluno EaDResumo
Atualmente vem ocorrendo a expansão dos cursos superiores proporcionado pelo desenvolvimento da integração da educação e das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, visando atender às exigências de profissionalização do mercado de trabalho. Contudo vem se configurando diversas preocupações no ambiente da Educação a Distância-EaD, principalmente, por exigir de professores e alunos atitudes diferenciadas: do professor exige-se a habilidade para criar condições que conduzam o aluno a aprendizagem, ao utilizar variadas ferramentas/TIC’s, e entre outros; do aluno exige-se uma efetiva prática do autoestudo, da disciplina e da autonomia considerando que, este, é produtor de seu conhecimento, podendo trazer à tona suas vivências. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo, conhecer o perfil do aluno do curso de Administração na modalidade de Educação a distância – EaD, na cidade de Porto Velho, Rondônia, enfatizando suas motivações e dificuldades no processo de aprendizagem. Para tal foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, feita através de pesquisa de campo exploratória e descritiva, que busca conhecer aspectos importantes e peculiares do comportamento humano em sociedade, com aplicação virtual de questionário, por meio da ferramenta Google Docs. O resultado revelou o seguinte perfil: os acadêmicos possuem de 26 a 45 anos de idade; está atualizado com o uso da internet; trabalha na área do curso, tanto ocupando níveis de chefia como em níveis administrativos; busca flexibilidade de tempo e espaço; busca profissionalização de acordo com os critérios exigidos no mercado de trabalho; e sente dificuldade na utilização de ferramentas tecnológicas. Além disso, esses acadêmicos, são pessoas que tem conhecimento profissional, e experiências de vida que tendem a somar na construção do processo de aprendizagem. Antes de iniciar o curso, os alunos tendem a acreditar que a EaD apresenta facilidades no sistema de aprovação, mas durante o curso atestam o rigor da modalidade. Assim reconhece-se que os resultados deste estudo podem orientar as ações e as práticas de Instituições e professores no modo de fazer a Educação a distância, através do esclarecimento a respeito das motivações e das dificuldades dos alunos.
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