Perfil do aluno da educação a distância em Porto Velho, Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.001.0006

Palavras-chave:

Educação à distância, Curso de Administração, Perfil do aluno EaD

Resumo

Atualmente vem ocorrendo a expansão dos cursos superiores proporcionado pelo desenvolvimento da integração da educação e das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, visando atender às exigências de profissionalização do mercado de trabalho. Contudo vem se configurando diversas preocupações no ambiente da Educação a Distância-EaD, principalmente, por exigir de professores e alunos atitudes diferenciadas: do professor exige-se a habilidade para criar condições que conduzam o aluno a aprendizagem, ao utilizar variadas ferramentas/TIC’s, e entre outros; do aluno exige-se uma efetiva prática do autoestudo, da disciplina e da autonomia considerando que, este, é produtor de seu conhecimento, podendo trazer à tona suas vivências. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo, conhecer o perfil do aluno do curso de Administração na modalidade de Educação a distância – EaD, na cidade de Porto Velho, Rondônia, enfatizando suas motivações e dificuldades no processo de aprendizagem. Para tal foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, feita através de pesquisa de campo exploratória e descritiva, que busca conhecer aspectos importantes e peculiares do comportamento humano em sociedade, com aplicação virtual de questionário, por meio da ferramenta Google Docs. O resultado revelou o seguinte perfil: os acadêmicos possuem de 26 a 45 anos de idade; está atualizado com o uso da internet; trabalha na área do curso, tanto ocupando níveis de chefia como em níveis administrativos; busca flexibilidade de tempo e espaço; busca profissionalização de acordo com os critérios exigidos no mercado de trabalho; e sente dificuldade na utilização de ferramentas tecnológicas. Além disso, esses acadêmicos, são pessoas que tem conhecimento profissional, e experiências de vida que tendem a somar na construção do processo de aprendizagem. Antes de iniciar o curso, os alunos tendem a acreditar que a EaD apresenta facilidades no sistema de aprovação, mas durante o curso atestam o rigor da modalidade. Assim reconhece-se que os resultados deste estudo podem orientar as ações e as práticas de Instituições e professores no modo de fazer a Educação a distância, através do esclarecimento a respeito das motivações e das dificuldades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Lima dos Santos, Faculdades Integradas Aparício Carvalho

Especialista em Gestão de Pessoas e Metodologia do ensino Superior, atualmente Professor do ensino superior em Graduação e Pós-graduação nós cursos de Administração e Engenharia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com experiência no ensino a distância (EaD) e presencial. Mestrando em Direção e Administração pela Universidade de La Empresa (UDE), graduado em Administração Empresarial pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2006). Atuou como professor autor conteudista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, foi Tutor no ensino EaD na UNOPAR por mais de 3 anos. Na Docência tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Marketing, Logística, Teoria Geral da Administração, Pesquisa Operacional, Administração de Materiais, Supervisor de Estágio, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Políticas Públicas em Saúde e Auditoria em Saúde. Produziu 2 livros didáticos sobre Empreendedorismo para IFRO. Têm experiências em Gerenciamento, pois atuou por mais de 20 anos no Ramo tecnológico, sendo Gestor na área de Serviços. Na Gestão de empresa exerceu o cargo de supervisor geral de quatro filias na região Norte do Brasil, com ênfase na gestão da qualidade, análise de dados de produtividade e relações interpessoais, onde gerenciou equipes de logística, setor administrativo e área técnica de manutenção. É membro da equipa de organização de projeto Mostra de Inovação e Criatividade realizada anualmente na FIMCA com o objetiva de promover o empreendedorismo e Membro do CEP (Conselho de Ética em Pesquisa da FIMCA. Contato: 69 99235 6011 E-MAIL: renato.fbt@gmail.com

Lady Day Pereira de Souza, Instituto Federal de Rondônia

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Políticas Públicas e Sustentabilidade pela Uninter. Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de Educação a Distância pelo Claretiano. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Marcus Vinícius Oliveira Braga, Centro Universitário São Lucas

Mestre em matemática pelo programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, polo Universidade Federal de Rondônia (2019); Pós-Graduação (Lato Sensu), em nível de Especialização em Educação com área de concentração em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário - Claretiano (2014), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Rondônia (2017), graduação em Sistemas Elétricos pela Universidade Luterana do Brasil (2015), e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Atualmente atua como Coordenador e Professor no curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário São Lucas; Assessor de Telecomunicações e Redes no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia(CENSIPAM); Professor Voluntário no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia. 

Fabio Herrera Fernandes, Centro Universitário São Lucas

Graduando em engenharia elétrica no Centro Universitário São Lucas. Atualmente trabalhando com observação, coleta de dados, realização de experimentos e previsões, interpretação e análise de resultados, matemática e estatística aplicada nas mais diversas áreas. Tem experiência em relacionamento interpessoal, com ênfase em facilidade de aprendizagem.

Rafael Luis da Silva, Centro Universitário São Lucas

luno de Doutorado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Ciências Ambientais e graduação em Matemática, ambas pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é Coordenador de Planejamento da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), no Centro Político Administrativo - CPA. Opero ainda, como Professor de Nível Superior, nas disciplinas de Cálculo I, II, III, Cálculo Numérico e Equações Diferenciais Ordinárias-EDO, Geometria Analítica e Álgebra Linear, nos Cursos de Engenharias, na São Lucas Educacional. Perito Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Orçamento Público, através da utilização de linguagem de programação R, Stella, e Power Bi, para com análise e manipulação de dados, com ênfase em cálculo de impacto orçamentário, previsão de receita, análise de despesas e modelagem ecossistêmica. 

Downloads

Publicado

2021-04-08

Edição

Seção

Educação e Treinamento Organizacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)