Negociações coletivas de trabalho: valorização da negociação sindical

Autores

  • Guilherme Ferreira da Silva Faculdade Maurício de Nassau
  • Tatiane Heinemann Böhmer Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0005

Palavras-chave:

Negociação Coletiva de Trabalho, Negociação Sindical, Conflitos Coletivos De Trabalho, Valorização da Negociação Sindical

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever e apresentar os sindicatos de base, que são instituídos como organizações de representação dos interesses dos trabalhadores para atuação nos processos de negociações coletivas de trabalho, objetivando resolução dos conflitos coletivos nas organizações. A pesquisa agrega importância, no caso da administração, à expressão ‘relações de trabalho’ e identifica o sindicato como agente no processo de defesa dos interesses coletivos nestas relações ocupacionais, além de destaca a sua importância como meio de instrumentalizar a possibilidade de negociar, ampliar direitos trabalhistas mínimos garantidos e buscar a conquista por vantagens e benefícios mais favoráveis à categoria representada pelos sindicatos. Para tal, realizou-se o estudo de revisão bibliográfica, tendo essa pesquisa caráter descritivo, e buscou-se a obtenção de informações e dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica. São apresentadas as negociações coletivas, e a sua materialização por meio de instrumentos normativos das condições de trabalho, que resultam na resolução e regulação dos conflitos, alcançando-se a sua pacificação, com o intermédio do sindicato como agente mediador, visando à valorização desse meio de negociação para a sustentabilidade das bases trabalhadoras e de suas normas pactuadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ferreira da Silva, Faculdade Maurício de Nassau

Graduado em Administração. Atualmente é auxiliar administrativo do SENALBA/SE - Sind. Dos Emp. Ent. Cult., Rec., Assis. Soc., Orien. Form. Pro. Tem experiência na área de Administração, Secretariado e Assessorias, com ênfase em Administração de Empresas - desempenhando funções como o controle de gestão, organização, gerência de informações, construção e analise de documentos, contratos e acordos/convenções coletivas, secretariado executivo, acompanhamento de processos e atividades pertinentes às gerencias entre outras atividades, possui atuação complementar nos seguintes temas: administração e estrutura sindical, e formação de lideres.

Tatiane Heinemann Böhmer, Instituto Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Saúde e Ambiente, MBA em Gerencia de Projetos, Especialização em Educação Inclusiva e graduação Administração e bacharelado em Design Gráfico. Membro Pesquisadora dos grupos de pesquisa em Marketing da Universidade Federal de Sergipe e do LEI - Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, qualidade e educação.

Downloads

Publicado

2018-05-22