Negociações coletivas de trabalho: valorização da negociação sindical
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0005Palavras-chave:
Negociação Coletiva de Trabalho, Negociação Sindical, Conflitos Coletivos De Trabalho, Valorização da Negociação SindicalResumo
Este estudo tem como objetivo descrever e apresentar os sindicatos de base, que são instituídos como organizações de representação dos interesses dos trabalhadores para atuação nos processos de negociações coletivas de trabalho, objetivando resolução dos conflitos coletivos nas organizações. A pesquisa agrega importância, no caso da administração, à expressão ‘relações de trabalho’ e identifica o sindicato como agente no processo de defesa dos interesses coletivos nestas relações ocupacionais, além de destaca a sua importância como meio de instrumentalizar a possibilidade de negociar, ampliar direitos trabalhistas mínimos garantidos e buscar a conquista por vantagens e benefícios mais favoráveis à categoria representada pelos sindicatos. Para tal, realizou-se o estudo de revisão bibliográfica, tendo essa pesquisa caráter descritivo, e buscou-se a obtenção de informações e dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica. São apresentadas as negociações coletivas, e a sua materialização por meio de instrumentos normativos das condições de trabalho, que resultam na resolução e regulação dos conflitos, alcançando-se a sua pacificação, com o intermédio do sindicato como agente mediador, visando à valorização desse meio de negociação para a sustentabilidade das bases trabalhadoras e de suas normas pactuadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.