Negociações coletivas de trabalho: valorização da negociação sindical
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0005Palabras clave:
Negociação Coletiva de Trabalho, Negociação Sindical, Conflitos Coletivos De Trabalho, Valorização da Negociação SindicalResumen
Este estudo tem como objetivo descrever e apresentar os sindicatos de base, que são instituídos como organizações de representação dos interesses dos trabalhadores para atuação nos processos de negociações coletivas de trabalho, objetivando resolução dos conflitos coletivos nas organizações. A pesquisa agrega importância, no caso da administração, à expressão ‘relações de trabalho’ e identifica o sindicato como agente no processo de defesa dos interesses coletivos nestas relações ocupacionais, além de destaca a sua importância como meio de instrumentalizar a possibilidade de negociar, ampliar direitos trabalhistas mínimos garantidos e buscar a conquista por vantagens e benefícios mais favoráveis à categoria representada pelos sindicatos. Para tal, realizou-se o estudo de revisão bibliográfica, tendo essa pesquisa caráter descritivo, e buscou-se a obtenção de informações e dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica. São apresentadas as negociações coletivas, e a sua materialização por meio de instrumentos normativos das condições de trabalho, que resultam na resolução e regulação dos conflitos, alcançando-se a sua pacificação, com o intermédio do sindicato como agente mediador, visando à valorização desse meio de negociação para a sustentabilidade das bases trabalhadoras e de suas normas pactuadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.