Ergonomia e segurança no trabalho: importância, benefícios e impactos na produtividade e desempenho do trabalhador: estudo de caso numa cooperativa de crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.001.0002

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Desempenho, Ergonomia, Produtividade

Resumo

A ergonomia oferece benefícios que estão ligados diretamente com a qualidade de vida do trabalhador, aumento dos lucros, uma vez que funcionários satisfeitos e saudáveis, associados à ambiente de trabalho adequado e condições favoráveis, proporcionam crescimento positivo de qualquer empresa. Este é um estudo de caso numa Cooperativa de Credito Rural, caracterizado como pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, com relação a objetivos é caracterizada como exploratória e por procedimentos, realizada como estudo de caso. Os dados foram coletados através de: questionário aplicado aos colaboradores, levantamento das condições ambientais de trabalho e análise das atividades em observação direta.  Na apresentação dos dados foi possível observar, através da pesquisa de satisfação dos funcionários e da análise no ambiente do referido departamento, que os funcionários estão se adaptando ao posto de trabalho e as condições do ambiente existente estão adequadas conforme a teoria estudada sobre Ergonomia. O estudo mostrou a necessidade de melhoria em alguns aspectos como, a iluminação nos computadores, o espaço das mesas, a temperatura de alguns postos de trabalho, a implantação da ginástica laboral e a conscientização das pessoas no uso dos equipamentos para a prevenção de doenças. Conclui-se com a importância da implantação de um programa ergonômico na organização buscando o bem-estar laboral dos colaboradores, a fim de evitar riscos e doenças ocupacionais bem como desenvolver um ambiente de trabalho saudável, favorecendo a qualidade de vida a produtividade e o desempenho da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvani Bomfim de Sousa Júnior, Faculdade Jardins

Doutorado em Ciências Contábeis pela Univerdiad Martin Lutero (Flórida/EUA), Mestrado em Administração pela UNINTER, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE; Licenciado em Matemática pela UNINTER e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Jardins ? FACJARDINS; Especializações em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; Estratégias Empresariais pela Universidade das Américas - UNIAMERICA; Direto do Trabalho, Direto Previdenciário, Direto Tributário todos pela Faculdade Única ? PROMINAS; Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França ? FSLF; Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única - PROMINAS. Membro da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe ? APJESE sob nº 75 hoje atual presidente para o biênio 2021/2022; Membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis ? ASCC na Cátedra 16; Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais, cujo a linha de pesquisa é ?Os Saberes Acadêmicos e suas Práticas? ? UNIT e Participou do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças ? UFS; Participou como membro da Comissão de Estudo de Auditoria e Perícia Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe - CEAPC | Ocupação Profissional: Empresário Contábil e Docente. Tem atuado na área de auditoria e pericias nos ramos contábil, fiscal e trabalhistas, previdenciário e na área financeira, além de atuação como consultoria e assessoria contábil e Financeira em terceiro setor. Além de atuar como docente nas IES no curso de graduação e pós-graduação e também já atuei como coordenador de polo dentre algumas IES. Inscrito como Perito no CNPC ? Cadastrado Nacional de Peritos Contábeis com atual em diversas Varas Cíveis do tribunal estadual e federal no estado de Sergipe. Por fim, possui várias publicações de artigos em revistas nacionais e internacional, capitulo de livros e autor de livros e colunista permanente do Jornal Brasileiro de Contabilidade. 

Rosane Rosário do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia de Produção pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV com MBA em finanças corporativas, auditoria e controladoria pela Universidade Tiradentes - UNIT. Graduada em Pedagogia; pela UNIT e pós-graduada em MBA em Segurança do trabalho e Gestão de pessoas pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA, Latu sensu em Educação especial e Neuropsicopedagogia, pela FACIBA. Atualmente ingressa no curso de Licenciatura em Física pela UFS e mestranda no Programa De Pós-Graduação Em Rede Nacional Para Ensino Das Ciências Ambientais (Profciamb). Profissional com ampla experiência em diversas áreas do mercado de trabalho. Experiência em educação como monitora e professora auxiliar numa escola pública, e estágio na área de formação e relacionamento CCR ASCOOB COOPEC. Quanto a área de administração e comercio, possui experiências na área de vendas, na área de compras, assistências, estoques e marketing; atuação como auxiliar contábil e no departamento de educação de empresa na área financeira. Assistente financeiro em uma empresa do ramo agrícola. Atuante como Educadora profissional no curso de Segurança do trabalho. Profissional com boa comunicação, determinação, facilidade em aprender e adaptação a mudanças. Publicações na Revista Emphasis do artigo "GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: O uso da Logística Reversa para minimizar os efeitos socioambientais", na revista Entrepreneurship do artigo "AUDITORIA, CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCO: IMPORTANTES ALIADOS NA TOMADA DE DECISÃO" e na Internacional Integralize Scientific do artigo "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ALIADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA".

Sidney Barreto Batista, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Com Pós Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro (2014) Atualmente exerce a função Estatístico no NAPSEC (Núcleo de Análise e Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania) Pela Secretária de Segurança Pública de Sergipe, Concomitante na CGEA/SENASP/MJSP - Coordenação Geral de Estatística e Análise Pela Secretária Nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça e Segurança Pública; com experiência na área de Amostragem e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada.

Talison Bruno Santos Santana , Faculdade Jardins

Pós Graduado em Finanças Corporativas e Matemática, pelo Grupo Educacional Faveni (2020), graduação em Matemática pelo Centro Universitário AGES (2018) e formação como Técnico em Informática para a Internet pela rede E-Tec Brasil (2017). Atualmente é Diretor Administrativo na Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB COOPEC. Tem experiência na área de Matemática, Educação, Tecnologia de informação, Economia e Cooperativismo de Crédito Solidário.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Psicologia Organizacional e do Trabalho