Auditoria interna: contextualização teórica e aplicações em empresas comerciais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2020.002.0002Palavras-chave:
Auditoria, Controle, Demonstrações, VerificaçãoResumo
A auditoria surgiu com a necessidade de emitir um parecer acerca de opinar se os relatórios apresentados estavam de acordo com a realidade da empresa, transmitindo assim para a sociedade a confiabilidade das informações. Portanto, define-se a auditoria como técnica que confere, verifica e avalia documentos e registros, inspeções, obtenção de informações, com a finalidade de verificar se as demonstrações contábeis condizem com a realidade constatada. A auditoria é uma área vinculada à administração onde promove a verificação dos controles internos, podendo assim verificar a sua eficiência e eficácia, reduzindo as chances de erros e fraudes. Na auditoria independente devem ser formalmente documentados e preparados o planejamento, procedimentos que serão aplicados e os programas de trabalho que devem servir como guia e controle na execução do trabalho. O seu objetivo é opinar através de um parecer acerca da fidedignidade das demonstrações contábeis e apresentar a quem for de responsabilidade para fazer ou não as devidas correções e auxiliar na tomada de decisões. Nos papéis de trabalho são anexadas análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos onde devem ser analisadas e verificadas, para demonstrar ao leitor com facilidade como foram realizados os procedimentos e as conclusões obtidas. Algumas empresas são obrigadas legalmente a contratar uma auditoria interna, já outras contratam uma auditoria por medida de controle interno tomada por acionista, empresário, administrador da empresa e etc., ou por exigências estatutária ou contratual e para fins de consolidação das demonstrações contábeis.
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