Ergonomia e segurança no trabalho: importância, benefícios e impactos na produtividade e desempenho do trabalhador: estudo de caso numa cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.001.0002Palavras-chave:
Ambiente de trabalho, Desempenho, Ergonomia, ProdutividadeResumo
A ergonomia oferece benefícios que estão ligados diretamente com a qualidade de vida do trabalhador, aumento dos lucros, uma vez que funcionários satisfeitos e saudáveis, associados à ambiente de trabalho adequado e condições favoráveis, proporcionam crescimento positivo de qualquer empresa. Este é um estudo de caso numa Cooperativa de Credito Rural, caracterizado como pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, com relação a objetivos é caracterizada como exploratória e por procedimentos, realizada como estudo de caso. Os dados foram coletados através de: questionário aplicado aos colaboradores, levantamento das condições ambientais de trabalho e análise das atividades em observação direta. Na apresentação dos dados foi possível observar, através da pesquisa de satisfação dos funcionários e da análise no ambiente do referido departamento, que os funcionários estão se adaptando ao posto de trabalho e as condições do ambiente existente estão adequadas conforme a teoria estudada sobre Ergonomia. O estudo mostrou a necessidade de melhoria em alguns aspectos como, a iluminação nos computadores, o espaço das mesas, a temperatura de alguns postos de trabalho, a implantação da ginástica laboral e a conscientização das pessoas no uso dos equipamentos para a prevenção de doenças. Conclui-se com a importância da implantação de um programa ergonômico na organização buscando o bem-estar laboral dos colaboradores, a fim de evitar riscos e doenças ocupacionais bem como desenvolver um ambiente de trabalho saudável, favorecendo a qualidade de vida a produtividade e o desempenho da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entrepreneurship
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.