Inspeção na ponte do setor Jardim Querido em Porto Nacional
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0004Palavras-chave:
Inspeção, Pontes, Concreto ArmadoResumo
As pontes são consideradas obras de artes especiais, construídas desde a antiguidade com o objetivo de transpor obstáculos de um lado para outro sem interromper um outro percurso, seja de água ou via, as mesmas têm um tempo de vida útil estimado, que podem ser aumentados ou diminuídos de acordo com diversos fatores, como por exemplo, agentes químicos, físicos e biológicos, que fazem com que surjam as patologias. Percebe-se que as pontes, assim como as demais obras de arte especiais, são obras que necessitam de inspeção, pois estão sujeitas a deterioração da sua estrutura, e de acordo a classe de agressividade do ambiente pode levar a ruinas toda uma estrutura. A realização desse estudo tem como objetivo verificar as patologias existentes através de inspeção visual, da ponte que está situada no setor Jardim Querido, na avenida João Siruge no município de Porto Nacional –TO, e classificá-la o seu estado de conservação utilizando a literatura técnica. Para a realização da inspeção na estrutura de concreto, seguiu- se as diretrizes da NBR 9452 (2019) e o manual de inspeção de Pontes Rodoviárias (DNIT – 2004). De acordo o critério de classificação de condição de obras de artes especiais da NBR 9452 (2019), foi constatado, através da inspeção, que a ponte apresenta condição regular, recebendo então a nota 3, tornando necessário uma inspeção especial para obter dados mais detalhados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.