Pavimentação rodoviária: a recuperação em discussão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.002.0009Palavras-chave:
Pavimentação rodoviária, Recuperação asfáltica, Processo construtivoResumo
No Brasil, em geral a pavimentação das vias urbanas e rodoviárias é realizada com mistura asfáltica. Para a pavimentação ser considerada sustentável, deve ter elevada durabilidade, projeto adequado e com execução que siga rigorosamente o que foi planejado. Assim, é possível evitar que as vias exijam recapeamento a cada três ou quatro anos. O presente trabalho traz a discussão sobre a pavimentação rodoviária, dentro da delimitação da recuperação, tendo como objetivo analisar o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica rodoviária, denotando sua conceitualização, desenvolvimento e aplicabilidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo as diretrizes normativas da NORMA DNIT 154/2010 e NBR5847/2015, dentre outras normas específicas inerentes à pavimentação asfáltica. Assim, concluiu-se que o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica é uma ação contínua de manutenção da capacidade rodoviária em nível federal, sendo de suma importância para o trânsito de pessoas e da produção do país, cabendo consecutivas pesquisas para sua qualificação e efetivação.No Brasil, em geral, a pavimentação das vias urbanas e rodoviárias é realizada com mistura asfáltica. Para a pavimentação ser considerada sustentável, deve ter elevada durabilidade, projeto adequado, e com execução que siga rigorosamente o que foi planejado. Assim, é possível evitar que as vias exijam recapeamento a cada três ou quatro anos. O presente trabalho traz a discussão sobre a pavimentação rodoviária, dentro da delimitação da recuperação, tendo como objetivo analisar o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica rodoviária, denotando sua conceitualização, desenvolvimento e aplicabilidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo as diretrizes normativas da NORMA DNIT 154/2010 e NBR 5847/2015, dentre outras normas específicas inerentes à pavimentação asfáltica. Assim, concluiu-se que o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica é uma ação contínua de manutenção da capacidade rodoviária em nível federal, sendo de suma importância para o trânsito de pessoas e da produção do país, cabendo consecutivas pesquisas para sua qualificação e efetivação.
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