Pavimentação rodoviária: a recuperação em discussão

Autores

  • Douglas Freitas Augusto dos Santos Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.002.0009

Palavras-chave:

Pavimentação rodoviária, Recuperação asfáltica, Processo construtivo

Resumo

No Brasil, em geral a pavimentação das vias urbanas e rodoviárias é realizada com mistura asfáltica. Para a pavimentação ser considerada sustentável, deve ter elevada durabilidade, projeto adequado e com execução que siga rigorosamente o que foi planejado. Assim, é possível evitar que as vias exijam recapeamento a cada três ou quatro anos. O presente trabalho traz a discussão sobre a pavimentação rodoviária, dentro da delimitação da recuperação, tendo como objetivo analisar o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica rodoviária, denotando sua conceitualização, desenvolvimento e aplicabilidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo as diretrizes normativas da NORMA DNIT 154/2010 e NBR5847/2015, dentre outras normas específicas inerentes à pavimentação asfáltica. Assim, concluiu-se que o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica é uma ação contínua de manutenção da capacidade rodoviária em nível federal, sendo de suma importância para o trânsito de pessoas e da produção do país, cabendo consecutivas pesquisas para sua qualificação e efetivação.No Brasil, em geral, a pavimentação das vias urbanas e rodoviárias é realizada com mistura asfáltica. Para a pavimentação ser considerada sustentável, deve ter elevada durabilidade, projeto adequado, e com execução que siga rigorosamente o que foi planejado. Assim, é possível evitar que as vias exijam recapeamento a cada três ou quatro anos. O presente trabalho traz a discussão sobre a pavimentação rodoviária, dentro da delimitação da recuperação, tendo como objetivo analisar o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica rodoviária, denotando sua conceitualização, desenvolvimento e aplicabilidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo as diretrizes normativas da NORMA DNIT 154/2010 e NBR 5847/2015, dentre outras normas específicas inerentes à pavimentação asfáltica. Assim, concluiu-se que o processo construtivo de recuperação da pavimentação asfáltica é uma ação contínua de manutenção da capacidade rodoviária em nível federal, sendo de suma importância para o trânsito de pessoas e da produção do país, cabendo consecutivas pesquisas para sua qualificação e efetivação.

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Biografia do Autor

Douglas Freitas Augusto dos Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2013) e mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Atualmente é Coordenador de curso e Professor da Faculdade Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Nacional (FAPAC-ITPAC/PORTO). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada (NUMEA) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE). Tem experiência na área de Estruturas com ênfase em Concreto Armado, Reforço de Estruturas e Modelagem Computacional Aplicada.

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Publicado

2019-06-20

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