Inspeção visual da ponte Joaquim Aires Porto Nacional (TO)

Autores

  • Douglas Freitas Augusto dos Santos Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Brendel Wilker Fialho Gomes Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0001

Palavras-chave:

Inspeção, Ponte, Concreto Armado

Resumo

As pontes são consideradas obras de artes especiais, construídas desde a antiguidade com o objetivo de transpor obstáculos de um lado para outro sem interromper um outro percurso, seja de água ou via, as mesmas têm um tempo de vida útil estimado, que podem ser aumentados ou diminuídos de acordo com diversos fatores, como por exemplo, agentes químicos, físicos e biológicos, que fazem com que surjam as patologias. Em geral, estes tipos de estruturas são suscetíveis ao aparecimento de patologias ao longo de sua vida útil. Objetiva-se com este estudo a análise das manifestações patologias em concreto armado usando pesquisas na literatura e inspeção visual, da ponte situada no setor Umuarama, na avenida Joaquim aires em porto nacional – TO, e no final dar um parecer teórico sobre a qualidade e situação dela. As inspeções seguiram as diretrizes da NBR 9452 (2019) e o manual de inspeção de Pontes Rodoviárias (DNIT – 2004). Conclui-se que a estrutura tem uma condição regular, levando em consideração as diretrizes de classificação de condição de obras de artes especiais da NBR 9452 (2019), sendo atribuída a ela uma nota 3, o que torna necessário uma inspeção especial, que apresente mais detalhes e verifica de forma mais profunda a ponte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Freitas Augusto dos Santos, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia - UNAMA e mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Federal do Pará - UFPA , atualmente é doutorando desta mesma instituição. Foi Coordenador de curso da Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto Nacional (FAPAC-ITPAC/PORTO), estando atualmente como Procurador Institucional desta instituição. Também é professor do Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA), Conselheiro do Crea-TO, Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Modelagem Estrutural Aplicada (NUMEA). Tem experiência na área de Estruturas com ênfase em Concreto Armado, Reforço de Estruturas, Modelagem Computacional Aplicada e Metodologia BIM aplicado a Engenharia Civil.

Brendel Wilker Fialho Gomes, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Brendel Wilker Fialho Gomes, nascido em Dianópolis-TO, atualmente em Porto Nacional-TO, 20 anos, Graduado em Engenharia Civil no Instituto Tocantinse Presidente Antônio Carlos, Pós Graduando em Engenharia de Produção, Também tenho Curso Técnico em eletricista de distribuição de redes de alta tensão feito no SENAI em 2018, atualmente trabalho na Granol, indústria do Ramo alimentício e de biocombustível, meu cargo é de assistente de planejamento , produção e controle. 

Downloads

Publicado

2022-01-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)