Análise de correlações genéricas de deflexões na restauração rodoviária e o impacto nos investimentos públicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.003.0005Palavras-chave:
Pavimentação, Custo Rodoviário, Restauração RodoviáriaResumo
A malha rodoviária sob administração federal perfaz extensão superior a sessenta mil quilômetros, cuja restauração tem como principal parâmetro de projeto a medida de deflexão recuperável na superfície do pavimento existente, para a qual existem diversos equipamentos disponíveis para a execução dos levantamentos de campo, em especial o FWD e a Viga benkelman. Todavia os métodos de dimensionamento do reforço do pavimento normatizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) preconizam a utilização das medidas de deflexão obtidas utilizando Viga benkelman, necessitando, portanto, de correlação da medida de deflexão obtida por outros equipamentos. Para esta correlação, existem diversas equações propostas, entretanto se trata de equações genéricas que não consideram características específicas e condições ambientais que estão sujeitos o pavimento. Neste sentido este estudo busca apresentar a influência da utilização de equações genéricas para correlação destas medidas, demonstrando por meio de uma análise comparativa técnica a divergência entre soluções de restauração do pavimento dimensionadas através de medidas de deflexões genuínas e medidas correlacionadas, analisando inclusive a influência da correlação na aplicação de recursos públicos em manutenção rodoviária, demonstrando o prejuízo ao erário causado pelo emprego de premissas genéricas.
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