Ensino e avaliação: um estudo a partir da realidade dos desafios da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.002.0002Palavras-chave:
Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Desafios, EscolaResumo
Neste artigo refletiremos sobre o atual sistema de avaliação da aprendizagem em nossas escolas, possibilita aos professores se sentirem com autoridade, prestígio e poder para emitir um juízo sobre os alunos que determinará a sua aprovação, reprovação e até mesmo evasão da escola, sem levar em consideração outros elementos do processo de ensino e do contexto social que interferem nesse veredicto. Dessa forma, a avaliação, que deveria ser vista como mais um elemento a serviço da aprendizagem e do crescimento dos alunos, figura como um refúgio para salvaguardar o prestígio e a autoridade do professor e para impor a ordem e a obediência, O aluno, na maioria das vezes, passa a emitir as respostas que 'o professor deseja', privando-se assim de criar, de duvidar, de refletir. Agindo dessa forma, os alunos asseguram a sua aprovação, que para eles geralmente interessa mais do que participar ativamente de um processo de construção do conhecimento. O momento da avaliação, que poderia ser uma parada para refletir sobre o processo e uma coleta de informações para refazer o percurso ou prosseguir o trabalho, limita-se à mera quantificação do desempenho do aluno, prendendo-se às formalidades de final de bimestre. No processo de ensino, a avaliação não deve ser um aspecto dissociado deste, trabalhado isoladamente, mas sim, parte integrante do processo educativo, que contribua para a sua análise e reflexão, possibilitando assim uma assimilação efetiva por parte do aluno, dos conhecimentos transmitidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.