Ensino e avaliação: um estudo a partir da realidade dos desafios da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2019.002.0002

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino, Aprendizagem, Desafios, Escola

Resumo

Neste artigo refletiremos sobre o atual sistema de avaliação da aprendizagem em nossas escolas, possibilita aos professores se sentirem com autoridade, prestígio e poder para emitir um juízo sobre os alunos que determinará a sua aprovação, reprovação e até mesmo evasão da escola, sem levar em consideração outros elementos do processo de ensino e do contexto social que interferem nesse veredicto. Dessa forma, a avaliação, que deveria ser vista como mais um elemento a serviço da aprendizagem e do crescimento dos alunos, figura como um refúgio para salvaguardar o prestígio e a autoridade do professor e para impor a ordem e a obediência, O aluno, na maioria das vezes, passa a emitir as respostas que 'o professor deseja', privando-se assim de criar, de duvidar, de refletir. Agindo dessa forma, os alunos asseguram a sua aprovação, que para eles geralmente interessa mais do que participar ativamente de um processo de construção do conhecimento. O momento da avaliação, que poderia ser uma parada para refletir sobre o processo e uma coleta de informações para refazer o percurso ou prosseguir o trabalho, limita-se à mera quantificação do desempenho do aluno, prendendo-se às formalidades de final de bimestre. No processo de ensino, a avaliação não deve ser um aspecto dissociado deste, trabalhado isoladamente, mas sim, parte integrante do processo educativo, que contribua para a sua análise e reflexão, possibilitando assim uma assimilação efetiva por parte do aluno, dos conhecimentos transmitidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Bueno da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo licenciado em Filosofia pela mesma instituição. Também possui graduação em Educação Física e Pedagogia, além de especialização em Magistério Superior e Aperfeiçoamento em Psicopedagogia. Tem experiência docente no ensino superior e médio tendo sido professor da PUC-PR entre 2010 e 2012. Também atuou como professor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires entre 2014 e 2018. Atualmente desempenha atividades em parceria com o Centro Universitário Internacional (UNINTER), onde atua na elaboração de aulas e material didático. É membro do grupo de pesquisa "Hermenêuticas da cultura, mundo e educação" do PPGE/UFSC. Desenvolve estudos e pesquisas em fenomenologia e educação, sobretudo a partir da obra de Merleau-Ponty, cujos interesses transitam entre temas como: corporeidade, motricidade, educação e percepção.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Pedagogia (Educação Criança e Adolescente)