Um estudo sobre as relações entre universidade, empresa e governo em um parque tecnológico universitário no interior do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.001.0002

Palavras-chave:

Tríplice-hélice, Estratégia Tecnológica, Universidade-empresa, Financiamento de pesquisa

Resumo

A cooperação Universidade-Empresa-Governo, também conhecida como tríplice-hélice, tem sido apontada como o caminho mais efetivo para integrar o mundo corporativo e acadêmico, incentivando projetos de inovação que apoiam o desenvolvimento tecnológico regional. Frente ao desmonte recente do sistema de financiamento público para pesquisas acadêmicas no Brasil, muitas Universidades tem avançado na estratégia de parcerias com as empresas, na busca de garantir recursos para a manutenção de suas atividades de pesquisa. Este trabalho buscou identificar as expectativas dos representantes de cada eixo da tríplice-hélice diante de um cenário de escassez de recursos públicos, por meio de um estudo de caso em um Parque Tecnológico Universitário no interior do estado de São Paulo, que envolveu entrevistas com gestores da Universidade, do poder público e de empresas. As informações levantadas na pesquisa evidenciam que a aproximação entre Universidades e Empresas é, acima de tudo, uma estratégia de sobrevivência para ambos os lados. Uma estratégia apoiada e fomentada pelo Estado, mediante o direcionamento de políticas e recursos específicos para ações estratégicas de interesse da nação. Em meio a um cenário político que aponta para a retração do papel do Estado enquanto provedor de recursos públicos para a pesquisa, esse movimento aparentemente irreversível desenha um novo cenário para a ciência e tecnologia no país, com a presença cada vez maior da iniciativa privada, que vai deixando o papel de cliente ou demandante de tecnologias e inovações gestadas na infraestrutura predominantemente pública de pesquisa do país, para ocupar o papel de protagonista no desenvolvimento tecnológico.

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Biografia do Autor

Daniel Bertoli Gonçalves, Universidade de Sorocaba

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba - UNISO, onde ocupa o cargo de coordenador de curso desde agosto de 2015. Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal de São Carlos (1998), com mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2005), com pós-doutorado desenvolvido no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp (2009). Já atuou como docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação em instituições como a Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de São Carlos, Faculdade de Engenharia de Sorocaba, e Universidade de Sorocaba, além de consultor em Sistemas de Gestão, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão