Percepção ambiental dos moradores do Maria do Carmo, São Cristóvão, Sergipe

Autores/as

  • Fabiana Silva Vieira Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula Dantas Messias Universidade Federal de Sergipe
  • Douglas Matos Dias Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2318-3047.2015.001.0005

Palabras clave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Aspectos Socioeconômicos

Resumen

A percepção ambiental positiva é tida como sendo uma tomada de consciência das questões ligadas ao ambiente, o que significa que os indivíduos adquirem conhecimentos que os tornam aptos a agir individual e coletivamente na tentativa de solucionar os problemas ambientais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção ambiental da comunidade carente do Conjunto Maria do Carmo em São Cristovão, Sergipe, procurando verificar se as condições socioeconômicas interferem na relação com o meio em que vivem. Foram entrevistados 100 moradores a partir de questionários contendo 20 perguntas objetivas. Constatatou-se que o nível socioeconômiconão não se constitui em impedimento do ato de perceber o ambiente no qual se está inserido, pois muitos conseguem distinguir o que se deve ou não fazer em relação às problemáticas ambientais, porém uma postura crítica e de ação diante dos problemas expostos ainda não foi alcançada, fato evidenciado pelos problemas ambientais vivenciados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Silva Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Doutora em Geologia na área de geologia costeira, marinha e sedimentar pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em foraminíferos com ênfase em ecologia, paleoecologia e diagnóstico ambiental.

Ana Paula Dantas Messias, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Ciências Biológica Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Pós-graduada Lato Sensu em Educação Ambiental.

Douglas Matos Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atua principalmente no seguinte tema: Ecologia e conservação de mamíferos de médio e grande porte com ênfase em carnívoros. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Conservação da Biodiversidade em mosaico de propriedades rurais e áreas naturais (UFMG) e BIOSE - Biodiversidade e Conservação da Fauna e Flora de Sergipe (UFS).

Publicado

2015-08-17