Inclusão Escolar: situação dos portadores de Síndrome de Down

Autores/as

  • Igor Macedo Brandão Faculdade Ages
  • Vania Fonseca Universidade Tiradentes
  • Rubens Riscala Madi Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2318-3047.2014.001.0004

Palabras clave:

Síndrome de Down, Inclusão, Educação.

Resumen

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração cromossômica que se caracteriza pelo nascimento de um individuo apresentando um cromossomo a mais em seu mapa genético (47 e não 46, como o esperado). Portadores de SD possuem características fenotípicas e de comportamento bastante peculiares, que podem comprometer o seu desenvolvimento. O trabalho faz uma análise dos principais aspectos relacionados à inclusão escolar dos portadores de SD. Há muito se discute os direitos dos portadores de necessidades especiais no Brasil, sendo o tema da inclusão escolar um dos mais recorrentes. Pais, escolas e educadores devem agir em conjunto para proporcionar o melhor aproveitamento dos portadores de SD na sala de aula. A educação especial registrou em 2010, 702.603 matrículas, um aumento de 10% com relação a 2009, o que pode sugerir um avanço na inclusão escolar de pessoas com SD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Macedo Brandão, Faculdade Ages

Nutricionista com atuação em Nutrição Clínica, Esportiva, Materno Infantil e Pediátrica. Biólogo com experiência em Biologia Marinha, Conservação e Preservação de Mamíferos Aquáticos e no Ensino de Ciências e Biologia. Biomédico com atuação multidisciplinar em Saúde. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes. Possui MBA em Gestão e Direito Ambiental pela Facinter/PR. Auditor Ambiental (ISO 14001). Auditor Líder em Sistemas Integrados de Gestão: ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e OHSAS 18001 (Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho). Atualmente é Coordenador e Professor do curso de Nutrição na Faculdade AGES em Paripiranga/BA. Atuou também na área de idiomas como Intérprete de Conferências (Interpretações Simultânea e Consecutiva),Tradução (Inglês e Português) e com o Ensino de Língua Inglesa. Possui FCE (First Certificate in English) pela University of Cambridge e TOEIC (Test of English for International Communication) pela Educational Testing Services

Vania Fonseca, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Geografia/Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980) e doutorado em Geografia/Planejamento Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe onde coordenou o PRODEMA. Foi professora titular de pós-graduação da Universidade Tiradentes, professora-orientadora do Curso de Mestrado em Direitos Humanos e do Curso de Mestrado e de Doutorado em Saúde e Ambiente. Foi coordenadora geral do Núcleo de Pesquisas em Violência e Desastres e coordenadora do Laboratório de Planejamento e Promoção da Saúde do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Gestão de Infraestrutura. Tem experiência nas áreas de sociologia, direitos humanos, saúde e ambiente, com ênfase em sociologia urbana, saúde pública, violência e desastres, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente urbano, planejamento urbano e regional, violência urbana, áreas de risco, homicídios, composição de renda familiar.

Rubens Riscala Madi, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado (1994) e doutorado (2005) em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e Professor Pleno (PPG II - 1) do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, SE. Tem experiência na área de Parasitologia e Ciências Ambientais, com ênfase em parasitologia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: ictioparasitologia, Helmintologia, parasitas de peixe de importância sanitária, econômica e ecológica.

Publicado

2014-01-31